SEGURANÇA. Em audiência sem Secretário, Valdeci cobra Piratini por concursados e gasolina para viaturas
![Valdeci: “chega de enrolação. O governador tem de divulgar já um calendário de nomeação gradual dos concursados da segurança para, minimamente, fazer frente à criminalidade”](https://img.claudemirpereira.com.br/2015/06/valdeci-segurança.jpg)
Na manhã desta quinta-feira, uma concorrida audiência pública sobre as questões da segurança no Rio Grande do Sul, aconteceu na Assembleia Legislativa. Foi promovida pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos do Legislativo. Aqui você terá duas versões. Uma delas, logo em seguida, do governista Jorge Pozzobom. A primeira, abaixo, vem da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, oposicionista e integrante do colegiado. Você poderá tirar sua própria conclusão. Acompanhe, agora, o material assinado por Tiago Machado (texto e foto):
“Em audiência sem secretário, Valdeci cobra concursados e gasolina para viaturas
O Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa lotou, nesta quinta (18), para realização da audiência pública que discutiu a situação da segurança pública no Rio Grande do Sul. Promovida pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos do Parlamento gaúcho, a atividade contou a presença de representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros. IGP e da Susepe.
A ausência do secretário estadual da segurança, Wantuir Jacini, no entanto, gerou protestos. “É um símbolo de desrespeito com o Parlamento. A data da audiência foi definida em acordo com o secretário e com os representantes do governo na Assembleia. Temos inúmeras questões para tratar com o secretário, e ele, simplesmente, se omite de vir aqui e respondê-las. Seria falta do que dizer?”, cobrou o deputado Valdeci Oliveira durante a audiência.
Membro da Comissão de Segurança, Valdeci exigiu ações imediatas e concretas por parte da Secretaria Estadual da Segurança frente ao avanço da criminalidade. A nomeação dos cerca de três mil aprovados nos últimos concursos realizados pelo Estado no setor é fundamental, afirmou o deputado. “Chega de enrolação. O governador tem de divulgar já um calendário de nomeação gradual dos concursados da segurança para, minimamente, fazer frente à criminalidade. O Estado tem problemas financeiros há 40 anos. Isso não pode ser desculpa para não se investir em segurança”, afirmou.
Valdeci também cobrou do governo do Estado a realização de medidas básica para o policiamento ostensivo e a investigação criminal, como o pagamento de horas-extras para policiais e a garantia de recursos para o abastecimento de veículos. “Não pode ser séria uma política de segurança que não garanta sequer a gasolina das viaturas. Vamos enfrentar os bandidos a pé?”, complementou.”
Assembléia Legislativa virou uma Camara de Vereadores Estadual.