ASSEMBLEIA. Aprovação da LDO significa volta das privatizações e aumento de impostos, prevê Valdeci
A base do governo José Ivo Sartori patrolou a oposição, na longa (mais de sete horas de duração) sessão plenária da Assembleia Legislativa, ontem. Como você leu, em nota PUBLICADA aqui no final da noite, foram 31 votos favoráveis e 19 contrários ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O Palácio Piratini propôs um acréscimo apenas vegetativo, 3%, nas despesas – o que, segundo os levantamentos disponíveis, permite apenas os reajustes naturais pelas vantagens, como quinquênios, por exemplo, ao funcionalismo. Nenhum aumento, portanto, para 2016.
![Valdeci: “falam que o Estado está quebrado. Isso é artimanha para justificar o que vem pela frente”](https://img.claudemirpereira.com.br/2015/07/assembleia-valdeci.jpg)
Entre os oposicionistas que se manifestaram está o santa-mariense Valdeci Oliveira, que participou das discussões da noite. A propósito do que ele falou na tribuna, confira o relato de sua assessoria de imprensa. O texto é de Tiago Machado, com foto de Stephanie Gomes, da Agência de Notícias do Legislativo. A seguir:
“Privatização e tarifaço no cenário gaúcho, alerta Valdeci
Na segunda vez que ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na noite desta terça (14), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) previu a volta da política de privatizações e do aumento de impostos no Rio Grande do Sul. Conforme Valdeci, a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), encaminhada pelo governador Sartori e que prevê congelamento de salários para os servidores públicos, é apenas um ensaio para a série de medidas amargas que virão pela frente. “O novo governo tomou posse há sete meses e não apresentou nenhuma proposta para melhorar a receita do Estado. Falam, a todo momento, que o Estado está quebrado. Isso é uma artimanha para justificar o que vem pela frente: privatizações e aumento de impostos”, disparou Valdeci.
Valdeci também defendeu a linha de ação do governo Tarso Genro, que ampliou investimentos para áreas como a segurança, a saúde e a educação e criou um programa de reajustes para a maioria das categorias do serviço público gaúcho. “Prefiro um governo que trabalhe com déficit orçamentário do que um governo que produza déficit social”, acrescentou.
No final do pronunciamento, ele lembrou na tribuna que os deputados que, atualmente, são da base governista, na legislatura passada, votaram a favor dos aumentos concedidos para os servidores públicos pelo governador Tarso. “Que venham a tribuna agora e digam que estão arrependidos”, assinalou.”
Pagamentos que foram feitos usando bilhões de reais de depósitos judiciários que acabaram (o seu Tarso usou quase tudo). Foi um irresponsável. Tirou as vestes de um santo para tapar o de outro. Milhares de aposentados doentes e outros morrendo esperam receber os precatórios há anos e anos e o seu Tarso raspou o tacho. Não receberam. Era deles a grana, não dos professores. Se o seu Tarso tivesse ganho as eleições, não teria hoje de onde tirar dinheiro para pagar o seu salário em dia. Acorda dona Marina, o mundo real é outro, não se enrole.
Não sentiremos saudades do Tarso,já estamos sentindo. Nossos pagamentos sempre foram feitos,nos três últimos dias do mês. Agora é realizado no último dia,ou seja,no último dia.O governador Pedro Simon( PMDB) ,nos pagava em duas parcelas,que eram pagas pelo final da matrícula.Pobre daqueles professores,que o final de sua matrícula era,final zero.Estes recebiam quase no final do outro mês.Espero este governo que congelou nossos salários,não chegue a este extremo.Mas PMDB, PDT e PSDB…. podemos esperar tudo e mais um pouco. Saudades do Tarso. Até aqueles que votaram pela mudança ,já estão chorando.
Concordo plenamente com a D. Marina e S. Sérgio. quanto o S.Genaro aconselho ele trabalhar dois anos sem aumento. Sempre o PMDB põe a culpa no funcionalismo para encobrir a incompetência de governar e seus seguidores repetem esse mantra.Eles só são lembrados por venderem o Rio Grande.S. Genaro sanguessuga é o PMDB que vendeu a CEE,CRT e só não vendeu o BANRUSUL porque o Britto perdeu a eleição decerto a gora vendem.Se o senhor não é professor não fale de educação para não dizer bobagens.
Dona Marina, à custa de quem ou do que esse aumento todo, se era absolutamente notório que não havia entradas suficientes no caixa nem para pagar as despesas certas daqueles anos, tanto que ele torrou seis bilhões de depósitos judiciais? Se toda a sociedade fosse consciente, inclusive se os professores se dessem conta que "respingaria" neles alguns poucos meses depois com possibilidade de atraso nos salários, é o caso de "sentir saudades"? Onde está a racionalidade de apoiar um ato irresponsável?
Bem para quem e mais antigo sabe que todos os Gov. do PMDB, PDT e PSDB, não nôs deram reajustes salariais , com exceção PT, e a desculpa sempre é a mesma não tem dinheiro o ex Gov. Antonio Brito vendeu todo o Estado para pagar a divida, por tanto o funcionario publico que votou neste Gov, deve estar rindo a toa.
O governo Tarso,do PT,nos deu 76% de aumento. Pagou promoções atrasadas de 10anos, pagou a Lei Brito,nomeou professores concursados.O magistério estadual sentirá saudades do governo passado.
Valdeci, o onipresente, e um festival de abobrinhas.
Aprovação da LDO significa congelamento de salários. Aumenta de receita do estado só pode vir de aumento de tributos, venda de ativos e cobrança de dívidas.
Déficit orçamentário tem que ser financiado de alguma forma. Dívida. Ninguém empresta dinheiro sem garantia de receber e sem retorno. Quando isto acontece ocorre uma Grécia. Ou uma bolha imobiliária americana. Aí vem a pergunta: qual a capacidade de endividamento do RS?
Artimanhas? PT é um partido que vive de artimanhas. É o partido que "faz o diabo numa eleição", do "nem que a vaca tussa". Não é? Pergunte aos professores como foi bom receber o piso salarial no governo de Tarso, o intelectual.
O discurso sempre é lindo, mas completamente esquizo. Está no vício cultural dos governantes petistas aumentarem as despesas públicas sem eficiência, sem se preocuparem em planejar de onde sairia o pagamento da conta. Os petistas amam pedir empréstimos aos montes. Usaram bilhões de depósitos judiciais da sociedade do RS no governo anterior, atrasando indefinidamente o pagamento de precatórios de aposentados e doentes crônicos (pensam realmente no social?). Petistas aumentam o rombo do caixa público e passam a conta para os outros partidos pagarem, sabendo de antemão que na real é a sociedade que vai pagar a conta, mais dia menos dia. Petistas nunca têm coragem de tomar medidas impopulares para ajeitarem as contas da casa, sempre empurram os problemas financeiros com a barriga para o futuro. Enrolam. Os petistas amam viver nos seus "mundos de fantasia sociais", mas nunca sabem como gerar uma economia saudável para recolherem impostos que pagariam as despesas que fazem, isso é missão impossível para eles, pois o capital é sempre visto como um problema, não como solução. Os petistas não fazem nenhuma questão de colocarem todos os pobres, obrigatoriamente, numa escola decente e de qualidade para os pobres saírem definitivamente da condição de pobreza, alavancados por uma qualificação via educação formal. Isso implodiria o próprio partido, pois sem pobres, onde conseguiriam votos? Petistas odeiam privatizações porque com elas não teriam onde alocar milhares de partidários, geralmente desqualificados e mal formados, com altos cargos comissionados onde ganhariam uma grande bufunfa para tomarem decisões inconsequentes (por falta de conhecimento especializado e excesso de ideologia esquiza). Petistas são como sanguessugas de esperanças e de recursos, o Estado serve para se adonarem e sugarem o máximo que podem. Mas "são preocupados com o social". Claro. #ironia