CulturaSanta MariaTurismo

BRIQUE. O evento que movimenta a cidade e a Vila Belga é neste domingo. E atrações, creia, não faltam

A partir das 10 e meia, amanhã, até 5 da tarde, acontece mais uma edição do Brique da Vila Belga, uma iniciativa dos moradores e que, de repente, se expandiu e transformou-se no grande evento da cidade, no primeiro e no terceiro domingo de cada mês. O material a seguir é da assessoria de comunicação do Brique, com toda a programação prevista, além da habitual presença dos expositores. A seguir:

Caetano Veloso é o inspirador daa banda Gita Gogoya, que revisita algumas das músicas do baiano, a partir das 2 da tarde, e é uma das atrações do Brique (foto Gil Tuchabamba/Divulgação)
Caetano Veloso é o inspirador daa banda Gita Gogoya, que revisita algumas das músicas do compositor baiano, a partir das 2 da tarde (foto Gil Tuchabamba/Divulgação)

“No próximo domingo (19), as ruas Manoel Ribas, Dr. Wauthier e André Marques, recebem a 9ª edição do Brique da Vila Belga, das 10h30 às 17h. Entre as atrações confirmadas estão oficinas, mostra de documentário e apresentações musicais, além da variedade de expositores que participam oferecendo gastronomia, artesanato, objetos de decoração, brechó, discos, livros e artes plásticas.

Entre os destaques desta edição, está a exibição do documentário “Nas Margens do Riso: Quilombos de Alegria e Luta”, às 15h. Com direção de Pedro Krum e Daniel Lucas, o filme registra a experiência vivida pelo Teatro VagaMundo durante a circulação por nove comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul, entre setembro e novembro de 2014. Após a exibição, os roteiristas Daniel Lucas e Atílio Alencar promovem um bate papo com os espectadores, comentando sobre as experiências vivenciadas durante o processo de realização do documentário.

Esta edição também oferece a oficina de Abayomi, às 15h30. A boneca negra Abayomi foi criada no Rio de Janeiro em 1987 pela artesã Lena Martins. A oficina é uma dinâmica de sensibilização, promovendo o fortalecimento da autoestima negros, negras e descendentes, e contribuindo para a eliminação do racismo e o reconhecimento da identidade afro brasileira. O objetivo é desenvolver entre os participantes a expressão criativa e a capacidade de cooperação, através de práticas lúdicas.

Confira abaixo detalhes da programação:

Apresentação musical da banda Gita Gogoya (Tropicalismo, Poesia e Brasilidade)

Um dos maiores cantores e compositores do Brasil, Caetano Veloso, inspira a banda Gita Gogoya a revisitar algumas de suas músicas. Formada por Gio Corrêa (vocal), Ícaro Aranguez Sleifer (violão e voz) e Douglas de Souza (percussão). 

Horário: 14h

Local: Rua Manoel Ribas

Duração: aproximadamente 60 min

Espaço Musical com Beto Pires e Rafael Conrado

A dupla estará animando o público com repertório variado. O espaço também receberá declamação de poesia, recados e outros serviços.

Horário: 15h às 17h

Local: “Palquinho” da Rua André Marques

Exibição do documentário “Nas Margens do Riso: Quilombos de Alegria e Luta” (2014, 36 min) e bate papo com o ator Daniel Lucas e com o roteirista Atílio Alencar

Direção, roteiro e edição: Pedro Krum, Atílio Alencar e Daniel Lucas
Coordenação de produção: Gabriela Amado
Produção: Teatro VagaMundo

Horário: 15h

Local: Auditório da Emai

Duração: aproximadamente 60 min

Entrada Franca

Oficina de bonecas Abayomi

São confeccionadas sem uso de cola e costura, utilizando materiais como retalhos de malha, tecidos e ervas aromáticas.

Horário: 15h30

Local: Emai

Duração: aproximadamente 60 min

Investimento: R$ 20

Número de vagas: 30

Apresentação musical da banda “Relicário” (Léo Diaz)

Formada em 2015 com o objetivo de trabalhar sons autorais e releituras com influências de soul, blues, funk, rock, folk e country, a Relicário traduz uma levada pop, misturando influências individuais, proporcionando uma sonoridade única e diferente. Formação: Léo Diaz (voz e violão), Cézar Nogueira (bateria), Diogo Rossini (baixo) e Guga Kolinski (guitarra).

Horário: 16h

Local: Rua Manoel Ribas

Duração: aproximadamente 60 min

Trânsito – Para garantir a tranquilidade dos visitantes e expositores do Brique da Vila Belga, a Rua Manoel Ribas, entre a Avenida Rio Branco e a Rua André Marques, estará fechada, das 10h30 às 17h30. Para estacionamento, a sugestão são ruas próximas como a Cel. Ernesto Becker, Avenida Rio Branco e a própria Dr. Wauthier.

Saiba mais – O Brique da Vila Belga tem apoio da Associação dos Moradores Ferroviários da Vila Belga. Realizado sempre no primeiro e terceiro domingo de cada mês, tem como objetivo principal fortalecer a imagem e o cuidado de preservação do espaço de lazer entre moradores, produtores, artesãos e visitantes junto à comunidade de Santa Maria. Para sua realização, o Brique também conta com o apoio da empresa Desinservice Desintetizadora, disponibilizando banheiros químicos.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo