Santa Maria

CIDADE. Ação de emergência para conter efeitos da chuva que não para em Santa Maria: 160 milímetros

Rio Vacacaí deve subir nas próximas horas e atingir 65 pessoas, prevê a Prefeitura
Rio Vacacaí deve subir nas próximas horas e atingir 65 pessoas, prevê a Prefeitura

Há inundações em várias comunidades. Na zona norte, um índice recorde de chuva, com precipitações que, somadas, resultaram em 160 milímetros. E consequências as mais variadas, como você pode conferir no material produzido agora à tarde, pela assessoria de imprensa da Prefeitura, com texto de André Campos e foto de João Vilnei. Acompanhe:

Índice recorde de chuva, 160 mm, provoca transtornos e põe Defesa Civil em ação de emergência

O observatório das chuvas do Cemaden (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) informou que Santa Maria é a cidade que registrou o maior índice de chuvas, nas últimas horas (desde o início da noite de domingo). O Cemaden mantém oito pluviômetros a fim de possibilitar o aumento da percepção de risco e o engajamento das comunidades nas ações de monitoramento das chuvas e proteção contra impactos negativos, como deslizamentos e alagamentos.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos foram instalados em convênio com a prefeitura e o Cemaden estão em funcionamento desde janeiro deste ano, nos bairros Camobi, Tancredo Neves, João Goulart, Vila Kenedy, Passo das Tropas, Nova Santa Marta, Itararé e Centro.

O secretário de Ação Comunitária e Cidadania e também dirigente da Defesa Civil Municipal, Adelar Vargas, lidera uma equipe de atendimento emergencial desde a madrugada, quando o volume de chuvas começou a provocar transtornos com alagamentos em residências.

Há inundações na Vila Lídia, no Jócquei Club, na Vila Brenner, na Vila Ipiranga, Parque Pinheiro Machado e no Bairro Salgado Filho, de forma geral, uma vez que há mais casas em regiões consideradas baixas alagadas. Na região Norte da cidade o pluviômetro marcou o impressionante índice de 160 mm, nas últimas horas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo