Economia SolidáriaSanta Maria

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Eventos começam com uma inquietude: o desmonte da Secretaria Nacional do setor

“Secretaria não é do governo e não é do PDT. É nossa”, disse irmã Lourdes Dill, nesta quinta
“Secretaria não é do governo e não é do PDT. É nossa”, disse irmã Lourdes, nesta quinta

Por MAIQUEL ROSAURO (assessor de imprensa dos eventos), texto e foto

O provável desmonte da equipe da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) repercutiu no “Seminário de Formação: Economia Solidária: Conjuntura e reação (ou do limão à limonada)”, realizado na tarde passada no Parque da Medianeira, em Santa Maria-RS. Nesta sexta, tem início a 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e da 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, quando o tema voltará a ganhar destaque.

De acordo com a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, a Feira precisa ser um local de articulação de estratégias a fim de manter o controle da Senaes com os movimentos de Economia Solidária.

– A Senaes não é do governo e não é do PDT, a Senaes é nossa – afirmou a religiosa na abertura do seminário.

Segundo Diogo Rêgo, do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, o “jogo de cadeiras” no MTE se desenha porque o governo Federal precisa de uma base aliada para poder governar o Brasil, entrando a Senaes como moeda de troca com o PDT.

– Entretanto, a Senaes é nossa, dos movimentos sociais. Qualquer mudança tem que ser dialogada por nós. Não podemos perder nenhum direito que já conquistamos – alega Rêgo.

O seminário também contou com uma explanação direcionada ao momento político e econômico estadual. Conforme Nelsa Nespolo, do Fórum Gaúcho de Economia Solidária, os integrantes dos movimentos sociais precisam estar mais atentos ao que ocorre na política.

– Precisamos de políticas de Estado e não de governo. O atual governo do Rio Grande do Sul acabou com a Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa e depois com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Nós precisamos de governos comprometidos com a nossa causa, que estejam do nosso lado – argumentou Nelsa.

O seminário ainda contou com a participação de Zelmute Marten, chefe de gabinete do deputado estadual Zé Nunes. O parlamentar é o coordenador da subcomissão de Economia Solidária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Marten entregou um ofício ao Fórum Gaúcho de Economia Solidária, convidando a entidade a fazer parte das reuniões da subcomissão, que terá funcionamento até o dia 30 de outubro.

– Iremos formular um relatório e seguir o debate sobre Economia Solidária na Assembleia – relata Marten.

O objetivo da subcomissão é valorizar as experiências existentes, estimular novos projetos, e contribuir na construção de um ambiente socialmente sustentável, observando os desdobramentos na geração de renda através dos pequenos negócios.

O seminário ainda contou com a animação do músico Antonio Gringo, que participa da Feicoop desde sua primeira edição.

Feicoop inicia oficialmente nesta sexta-feira

Nesta sexta (10), a partir das 8h, tem início oficialmente a 22ª Feicoop e 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária. Às 9h, no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira, ocorre a “Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa”. O evento será coordenado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira e pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Entre 9h e 12h30min, também na sexta, será realizado no Espaço Josué de Castro, no Parque da Medianeira, o seminário “Agroindústria Familiar na perspectiva do Desenvolvimento Local e Regional”. A promoção é da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Escritório Regional de Santa Maria da Emater/Ascar e Projeto Esperança/Cooesperança.

Às 14h, ainda na sexta-­feira, tem início no Santuário Basílica da Medianeira a 11ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social, sob coordenação do Levante Popular da Juventude e outras entidades. A caminhada segue até o Palco da Feira, quando ocorre a abertura oficial da Feicoop, às 16h. É aguardada a presença do secretário­-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto; do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer e do ex­governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra.

No sábado (11), o destaque é a Jornada Regional de Prevenção ao Uso de Drogas, que irá ocorrer no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira, entre 9h30min e 17h. A coordenação é da Arquidiocese de Santa Maria e Regional Centro do Amor Exigente. Devem participar do evento, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Dr. César Luís de Araújo Facciolo; prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer; arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert; diretor do departamento estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, coronel Edison Tabajara Rangel Cardoso; e a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.

Às 17h, ainda no sábado, no Palco da Feira, ocorre a entrega do “Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária ­ Homenagem à Sandra Magalhães”.

No domingo (12), a cerimônia de encerramento inicia às 18h, no Palco da Feira.

São esperados cerca de 240 mil visitantes na 22ª Feicoop. Ano passado, a Feira recebeu cerca de mil expositores, que ofereceram em torno de 10 mil produtos, entre: Agroindústria Familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais e produtos de oito povos indígenas. Para esta nova edição, é esperada uma quantidade similar de expositores e produtos.

Os eventos de Economia Solidária são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro e Fórum Gaúcho de Economia Solidária, entre outras entidades.

Horário de abertura da Feicoop

Sexta-feira e sábado (10 e 11 de julho): 8h às 20h

Domingo (12 de julho): 8h às 18h

Entrada gratuita

Curta a página da Feicoop no Facebook: http://www.facebook.com/feicoop.

PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DOS EVENTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo