Economia SolidáriaSanta Maria

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Um evento termina e já o Projeto Esperança inicia a planejar o que virá em 2016

Encerrados os eventos deste ano, com o arcebispo Dom Hélio. Os de 2016 já têm até data
Encerrados os eventos deste ano, com o arcebispo Dom Hélio. Os de 2016 já têm até data

Por MAIQUEL ROSAURO (assessor de imprensa dos eventos), texto e foto

Pouco após o encerramento da 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária, o Projeto Esperança/Coosperança deu início ao planejamento da próxima edição. E já tem até data marcada.

– Os eventos serão realizados de 8 a 10 de julho de 2016. E, se tudo der certo, em 2018, quando a Feicoop completa 25 anos, iremos realizar também o 3º Fórum Social Mundial de Economia Solidária – projeta irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.

A cerimônia de encerramento da Feicoop foi realizada na noite deste domingo, no Palco da Feira. O evento contou com a presença do arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Rubert.

Como sempre, a Feicoop gerou uma Carta. Lá no final desta nota tem um linque para ele
Como sempre, a Feicoop gerou uma Carta. Ali no final desta nota tem um linque para a íntegra

Números da 22ª Feicoop

A Feira recebeu 245 mil visitantes, provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, China, Colômbia, Espanha, Equador, Hungria, Itália, Nicarágua, Paraguai, Peru, Senegal, Uruguai, os quais representam três continentes (África, Europa e América do Sul). Houve a presença de 27 Estados Brasileiros e Distrito Federal, com 556 municípios representados. A Feira também contou om a presença de 27 Fóruns Estaduais de Economia Solidária, Fórum Brasileiro de Economia Solidária e mais de 800 grupos expositores.

Foram expostos cerca de 10 mil produtos, entre: Agroindústria Familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços, e produtos de povos indígenas.

Para a realização da Feira, atuaram 65 equipes de trabalho, com a participação de dezenas de pessoas voluntárias. Neste mutirão destaca-se a presença dos povos quilombolas, indígenas, catadores, senegaleses, movimento de mulheres, campesinos e juventudes. Destaque também para a presença de universidades, gestores públicos, instâncias do Legislativo Municipal, Estadual e Federal, entidades, movimentos sociais, pastorais, igrejas, sindicatos, cooperativas, ONGs, Cáritas, Dioceses, Arquidioceses, escolas, incubadoras sociais e da imprensa.

Os eventos de Economia Solidária foram promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro e Fórum Gaúcho de Economia Solidária, entre outras entidades.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A CARTA DA FEICOOP 2015

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo