HOSPITAL DA UNIFRA. Não teve jeito de sair reunião que discutiria mudança no Plano Diretor. Saiba por quê
Como o sítio INFORMOU ainda antes das 8 desta noite, foi suspensa (e depois cancelada) a reunião pública marcada para discutir a proposta que modifica o Plano Diretor – para beneficiar a obra de ampliação do Hospital São Francisco, segundo seu projeto original.
O que aconteceu, afinal? Uma boa descrição pode ser encontrada no material produzido e publicado pelo Diário de Santa Maria em sua versão online. A foto é de Karohelen Dias, do arquivo da Assessoria de Imprensa da Câmara. A seguir:
“Equipe não consegue apresentar projeto do Hospital da Unifra à população…
… Estava marcada para as 19h desta quarta-feira a apresentação do projeto de construção do complexo hospitalar que reunirá o Hospital São Francisco e o hospital-escola da Unifra, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria. No entanto, até as 19h23min, a equipe responsável pelo projeto não havia conseguido dar início à apresentação devido às interrupções constantes das pessoas presentes.
Às 19h24min, o arquiteto Carlos André Fernandes Arzeno, o mesmo que projetou o hospital regional, começou a falar, mas logo foi interrompido:
— Se a comunidade não quiser me ouvir, eu me retiro. Vim aqui para apresentar um projeto técnico — disse Arzeno.
Ao ser interrompido novamente, o arquiteto desistiu da apresentação e se retirou da Escola Edson Figueiredo, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, onde ocorria o encontro.
As pessoas levantaram dos seus lugares, discutindo, colocando fim à reunião. Alguns foram embora indignados porque não tiveram a oportunidade de conhecer o projeto. Outros argumentavam que a reunião deveria ser um debate e que queriam ser ouvidos também…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Reunião! Audiência! Quem convocou? Vereadores? Teriam que organizar. Havia uma pauta. Estava programado APENAS o sr. da foto falar? Reunião sem debate não serve a ninguem. Seria uma APRESENTAÇÃO?
Acho que população atingida merece ser ouvida.
Dando diversas opções de escutar, não como o Diário que foi em horário comercial e queria ser atendida. Audiência ou reunião implica em debate, falar e ouvir. Falharam vereadores que deviam organizar, explicando a dinâmica.
Esperar consenso em tudo é querer demais.