IMPRESSA. Na coluna deste final de semana, o início do ano eleitoral para PT, PSDB, PMDB e PDT em SM
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio (produzida pelo interino José Mauro Batista), publicada na edição deste final de semana, 25 e 26 de julho, no jornal A Razão:
O ano eleitoral começou
Mais que em outros anos, a impressão que se tem é que a campanha para as eleições municipais de 2016 irá começar mais cedo em Santa Maria. Bem mais cedo. Aliás, dá até para afirmar que já existe um certo clima de conquista do eleitor nas ruas. Desde o pleito de 2000, vencido pelo PT, não se via tanta movimentação faltando pouco mais de um ano para a escolha do prefeito e dos vereadores.
Quem ainda não percebeu é porque está desatento. Entre os grandes partidos, com exceção do PMDB, talvez, todos os demais estão com seus pré-candidatos escolhidos. PP, PSDB e PT já estão com seus nomes na rua. E entre os médios, há o PDT com seu principal nome na vitrine. Há quem diga que o motivo dessa movimentação toda com bastante antecedência se deve a uma sensação de vácuo de poder na cidade. O fato é que já existem andanças, articulações, montagem de equipes e encomenda de pesquisas.
Sim, há pesquisas na praça, mas somente para consumo interno ou para tentar convencer possíveis aliados, já que a lei não permite a divulgação pública de resultados neste momento. O fato é que as bandeiras logo logo vão estar tremulando nas esquinas porque 2016 já está cada vez mais próximo.
PT SEM RECESSO…
A definição da candidatura petista poderá sair antes de agosto. Isso porque o deputado Valdeci Oliveira pretende aproveitar o recesso da Assembleia Legislativa para decidir se concorre a prefeito ou não. É possível que anuncie sua decisão na quarta-feira, 29, quando sua neta Maria Luiza completa um ano. A partir daí se saberá a posição de Fabiano Pereira.
…ENQUANTO ISSO, O PDT
Com seu pré-candidato, vereador Marcelo Bisogno, definido, o PDT se volta para a eleição para a Câmara. Já tem 36 pré-candidatos a vereador e uma comissão para tratar do assunto. O colegido é formado por Eduardo Rolim, Luiz Carlos Druzian, Selvino Cogo, Júlio Bitencourt e Elisandro Roath. A tarefa: afinar o discurso.
SONHO TUCANO
Sonhar nunca é demais. Assim pensam alguns tucanos que gostariam de ver os deputados Jorge Pozzobom e Marchezan Jr se entenderem. Ambos poderiam formar chapa competitiva para a Prefeitura. Só um porém: Marchezan Jr teria de transferir seu domicílio eleitoral para Santa Maria. Antes, no entanto, há que se resolver as querelas entre os dois tucanos.
EM CAMPANHA
Enquanto isso, o vice-prefeito José Haidar Farret tem tanta certeza de que será o candidato do PP que já anda em campanha. Fontes consultadas pela coluna informam que Farret tem andado muito pela cidade nos últimos tempos, principalmente em redutos eleitorais dos quais havia se distanciado já há algum tempo.
Tem gente que voces não divulgam vai ser a diferença