EconomiaSanta Maria

PREÇOS. Santa Maria teve a menor inflação do ano, em junho: 0,45%. E no primeiro semestre? 6,30%

Variação e contribuição do Índice do Custo de Vida de SM, por grupo de itens pesquisados
Variação e contribuição do Índice do Custo de Vida de SM, por grupo de itens pesquisados

Acaba de ser divulgado o Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria, apurado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do curso de Economia da Unifra. E, surpresa, a inflação do mês passado foi a menor do ano. O que não refresca muito, aliás, pois os primeiros seis meses, no acumulado, apontou crescimento médio de 6,30%, nos cerca de mil itens pesquisados nos oito grupos distintos em que se divide o ICV.

A equipe técnica do ICV tem como coordenador geral o professor Mateus Sangoi Frozza, tendo Leonardo Dalla Porta, na coordenação de Estatística, e Fábio Nascimento e Rafael Pentiado Poerschki, como analistas econômicos. Na análise dos dados vê-se, também, que a inflação santa-mariense, quando computados os últimos 12 meses, é bastante semelhante à nacional: 8,96%. Aliás, vale conferir o trabalho inteiro, a seguir:

Evolução do custo de vida em Santa Maria – junho de 2015

 O Índice do Custo de Vida da cidade de Santa Ma­ria (ICVSM) registrou em junho de 2015, uma variação de +0,45%. Depois das altas verificadas no custo com a energia elétrica, reajustes dos planos de saúde e ma­joração de itens básicos na alimentação (como cebola, repolho, alface e a lentilha), a inflação na cidade atingiu seu menor patamar no ano. Contudo, o custo de vida da cidade registra uma variação acumulada de +6,30% no ano e de +8,96% nos últimos doze meses

O grupo habitação tem destaque no mês de junho como a maior inflação do pe­ríodo, com variação positiva de +1,07%. Indi­vidualmente, os aumentos na energia elétrica impactaram a elevação nos preços do grupo, o qual possui um alto peso relativo deste item e acumula aproximadamente +12% de inflação no ano. Basta lembrar que o custo com kWhora subiu cerca de R$ 0,20 este ano sendo que na atual bandeira vermelha o custo é de R$/kWh 0,53535. Ainda contribuíram positivamente para este resultado o aumento dos fios e mate­riais elétricos e as ferragens. Com deflação de preços neste grupo, aparecem no mês de junho, aparelhos sanitários (-12,0%) e tintas (-7,0%).

O grupo transporte continua a impac­tar no índice de maneira geral, auferindo no mês de junho +0,58%. Após consecutivos au­mentos no preço da gasolina, do álcool e do diesel o preço do estacionamento continua a subir em média (6%).

O grupo vestuário variou positivamen­te +0,40% em junho. Os principais aumentos de preços foram constatados em calçados in­fantis (+14,9%) e conjuntos de calça e blusa para mulheres (+13%). Com movimento de preços no sentido contrário está o aluguel de roupas masculinas, apresentando uma redução de -22,5% no mês de junho. O resultado positi­vo do grupo é atribuído, em parte, ao…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo