Habitação

PROMESSA. Evitada nova ocupação de área pública. Obras do PAC no “Estação dos Ventos” vão recomeçar

No início do mês, moradores do loteamento Estação dos Ventos, no Bairro Km 3, fizeram um protesto. Semana passada, ocuparam o prédio Condomínio Rio Branco. Nesta quinta, uma reunião no Ministério Público aconteceu e… Enfim, as pressões funcionaram, nova ocupação foi evitada e as obras irão recomeçar. E, depois disso, são 120 dias, num investimento superior a R$ 5 milhões, beneficiando 280 moradores

Toda essa história está contada no material originalmente publicado na versão online do jornal A Razão. A reportagem é de Fabrício Minussi, com foto de Gabriel Haesbaert. Acompanhe:

Protestos por obras iniciaram em 1º de julho nos trilhos do KM 3. Depois, houve a ocupação
Protestos por obras iniciaram em 1º de julho nos trilhos do KM 3. Depois, houve a ocupação

Obra do PAC no Loteamento Estação dos Ventos reinicia em 20 dias

Por pouco os moradores do Loteamento Estação dos Ventos, no Bairro KM 3, não ocuparam novamente uma área pública em Santa Maria na manhã desta sexta-feira. O Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti (Bombril) era um dos locais preteridos para mais um ato que reivindica a imediata retomada dos investimentos previstos e com recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).

Isso não ocorreu, porque a Prefeitura, em reunião na manhã de quinta-feira no Ministério Público Federal (MPF), comunicou que a Caixa Federal deu sinal verde para a retomada da empreitada. Segundo a secretária de Município de Habitação e Regularização Fundiária, Magali Marques da Rocha, a ordem de serviço já foi assinada e os trabalhos serão retomados dentro de vinte dias, a contar da próxima segunda-feira.  Na semana passada, por mais de 40 horas, o movimento ocupou a construção inacabada do Condomínio Galeria Rio Branco para protestar pelo atraso no cronograma das obras do PAC 3 na comunidade.

A partir dessa data a Prefeitura, empresa Cotrel (vencedora da licitação) e representantes da comunidade farão um levantamento da situação do canteiro, abandonado desde março de 2013, devido a necessidade de ajustes ao projeto original. “Serão cinco dias para a avaliação e mais quinze dias para o início das obras”, comemorou o presidente da Associação dos Moradores da Estação Vila dos Ventos, Tito Rodrigues.

Ele comenta que todas estas informações foram oficializadas e alinhavadas durante a reunião realizada quinta-feira, no MPF, quando também estiveram presentes representantes da Procuradoria Jurídica do Município (PGM), Caixa Federal, do loteamento e do Núcleo de Interação Jurídica Comunitária (NIJUC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A secretária Magali salienta que após o levantamento da situação das obras já executadas, que a Prefeitura terá prazo de 120 dias para a conclusão dos trabalhos iniciados, ainda, em março de 2012. “Mas cabe reforçar que o cumprimento desse prazo também está relacionado às condições de clima e tempo, que podem influenciar no cronograma acordado. Mas o importante é que com diálogo com a comunidade e a atenção dada pela Caixa aos nossos procedimentos, esse investimento será retomado e concluído, beneficiando os cerca de 280 moradores do Loteamento Estação dos Ventos”, concluiu a secretária…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo