Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, movimento de professores pode ter sido apenas um primeiro ensaio

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta-feira, 2 de março, no jornal A Razão:

Maior parte das escolas funcionou. Mas pode ter sido um ensaio (foto Gabriel Haesbaert/A Razão)
Maior parte das escolas funcionou. Pode ter sido um ensaio (foto Gabriel Haesbaert/A Razão)

Um ano de não poucos enfrentamentos no RS

A amostra não foi ainda significativa. Mesmo assim, boa parte das escolas estaduais de todo o Rio Grande só começam o ano letivo hoje, pois ontem professores protestaram e não foram às salas de aula.

Nem mesmo o anúncio da substituição de 178 brigadianos em contrato emergencial por concursados refrescou. Afinal, eles (uma ínfima parte da necessidade) só poderão ir às ruas lá pelo final do ano, após o treinamento obrigatório.

E tem os prestadores de serviço. Os transportadores escolares, por exemplo, recebem atrasado e pouco, ameaçam desistir do serviço, o que implicaria em inimagináveis transtornos para milhares de estudantes estado afora. E os hospitais filantrópicos, sempre na fila por recursos que vêm atrasados, quando chegam.

Resumindo: a política do governador José Ivo Sartori, por conta da inação financeira, e até agora respaldada por sua base, permite supor que o ano, afinal iniciado, será muito conturbado. Ou não?

ÁGUA NO CHOPIS?

O prefeito Cezar Schirmer, conforme fonte com acesso direto a ele, estaria se insurgindo com o acordo “por cima” que daria a cabeça de chapa do governismo ao PSB de Fabiano Pereira. E a razão não seria o ex-petismo do pré-candidato. De todo modo, não demora e se saberá. Afinal, se José Farret (PP) não concorrer mesmo, uma decisão precisará ser tomada.

SOBRA DELÍRIO

É tanto o desespero em setores (provavelmente minoritários) do peemedebismo, que já há quem esteja sonhando acordado ou delirando dormindo. Sim, são os que tentam “plantar” a história da dobradinha que envolveria advogado conhecido com o pároco idem. Ambos, por sinal, sem filiação partidária.

UM PROBLEMA….

Não há definição, ainda, do Tribunal Superior Eleitoral, que poderá rever Resolução que proíbe partidos sem diretório municipal (e que contam só com comissões provisórias) de apresentarem candidatos às eleições deste ano. Partidos de todos os tamanhos e posições políticas se unem pela revisão.

…DOS GRANDÕES

Acha desimportante? Te engana. Não são poucas as agremiações que, mesmo cá em Santa Maria, não têm diretórios formalizados. E elas são de todos os calibres. Ah, e isso acontece até em cidades bem maiores, com candidatos competitivos. Exemplos? PP (de Celso Russomano) em São Paulo, DEM (ACM Neto) em Salvador. E PSB (Geraldo Júlio) em Recife. É pouco?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo