Meio AmbientePrefeitura

AMBIENTE. Vem aí mais um projeto ‘Bota-Fora’. Será na próxima quinta, no Loteamento Cipriano da Rocha

Reunião organizou a atividade que vai acontecer na quinta-feira, no Cipriano da Rocha
Reunião organizou a atividade que vai acontecer na quinta-feira, no Cipriano da Rocha

Por VICTÓRIA LUIZA (texto) e CARLOS NUNES (fotos), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O projeto Bota-Fora é uma ação conjunta com a comunidade, empresa Revita Engenharia e Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA). Consiste em facilitar para a população o descarte correto de resíduos que não são recolhidos na coleta diária. Atividade semelhante já vem sendo desenvolvida em cidades como Porto Alegre e Caxias do Sul. Em Santa Maria o projeto começou a ser desenvolvido neste ano, tendo início na Vila Brenner. A segunda edição, prevista para acontecer em 3 de setembro, será no Loteamento Cipriano da Rocha.

Na tarde desta quinta-feira (27), a SMA se reuniu com o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Cipriano da Rocha, Jonis Lemos, para definir como será a divulgação e o funcionamento do projeto na comunidade. Além de Jonis, participaram da reunião o Engenheiro Florestal do município, Luiz Geraldo Cervi, o secretário titular da pasta, Antônio Carlos de Lemos e representantes da Revita, empresa parceira do projeto.

Em julho, na Vila Brenner, foram 100 toneladas de lixo recolhidas no projeto “Bota-Fora”
Em julho, na Vila Brenner, foram 100 toneladas de lixo recolhidas no projeto “Bota-Fora”

O objetivo da iniciativa é reduzir focos de lixo na cidade, conforme afirma o secretário. “É um compromisso do município, mas a comunidade tem que participar, para termos uma cidade limpa e organizada”, explica Lemos. Na ocasião foi apresentado ao presidente da associação do loteamento a ideia do engenheiro florestal do município que recebeu um pedido de uma moradora da comunidade para que houvesse plantio de árvores no local. Conforme o engenheiro, no dia do Bota-Fora haverá avaliação e levantamento do terreno no Cipriano da Rocha para que possa ser realizada a arborização no local. “Vamos avaliar a área, ver os espaços disponíveis para que possamos fazer o planejamento das árvores que serão plantadas. Pelo breve levantamento que já foi realizado, cerca de 200 mudas poderão ser plantadas”, explica o Luiz Geraldo Cervi.

A chefe de gabinete e coordenadora do Bota-fora, Fernanda Chagas, informa que, caso a comunidade possua materiais que podem sem doados e reaproveitados, devem entrar em contato com o coordenador da Defesa Civil do município, Adelar Vargas. Fernanda Chagas fez menção à Revita, por disponibilizar seus garis e também um caminhão para a coleta. Jonis Lemos ressaltou que a comunidade deve participar ativamente do projeto.

Para participar do Bota-Fora os moradores devem descartar seus objetos em frente às casas na noite de quarta-feira (2) até às 7h30 de quinta-feira, para posterior recolhimento do caminhão.

Confira os materiais que podem ser descartados:

Sofás;

Armários;

Cadeiras;

Camas;

Eletrodomésticos;

Colchões velhos;

Móveis quebrados;

Madeiras;

Garrafas;

Restos de poda (galhos e limpeza de pátio);

Galões de tinta.

Confira o que não pode ser descartado:

Materiais eletrônicos

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo