ELEIÇÕES 2016. Werner Rempel, vereador e ex vice-prefeito, é a aposta do novato PPL para a Prefeitura
Dentre todos os integrantes da Câmara de Vereadores, somente Sérgio Cechin pode ombrear com Werner Rempel em experiência parlamentar. Aliás, ambos também desempenharam a função de vice-prefeito e os dois concorreram, sem sucesso, à Assembleia Legislativa. Daí para diante, tudo é diferença. Uma delas é ideológica – são adversários desde sempre. A outra é que o pepista deve buscar novo mandato à Câmara enquanto o pepelista disputará a Prefeitura (algo que, por sinal, Cechin também já tentou).
Sim, o médico de 56 anos, um dos fundadores nacionais do Partido Pátria Livre (PPL), é a grande aposta da novata agremiação para a Prefeitura. E, nessa condição, é um dos entrevistados na série que o jornal A Razão está publicando. Sua história foi contada na edição de hoje. A reportagem é de Joyce Noronha, com foto de Deivid Dutra. Acompanhe:
“Werner Rempel, do PPL, é o quinto na série de entrevistas com pré-candidatos…
…Hoje em seu quinto mandato como vereador, Werner Rempel (PPL) começou a carreira política nos movimentos estudantis. Em 1988, ficou como primeiro suplente para a Câmara de Vereadores de Santa Maria. Assumiu uma cadeira no Legislativo pela primeira vez em 1993, pelo PMDB, e foi reeleito para a Casa na sequência das eleições municipais, integrando também as legislaturas de 1997 -2000 e 2001-2004.
No pleito de 2004, Rempel aceitou novo desafio e concorreu a vice-prefeito, em chapa encabeçada por Valdeci Oliveira (PT). A dupla venceu a disputa e exerceu o mandato de 2005 a 2008. Após passagem pela Prefeitura, candidatou-se para a Câmara, conquistando pela quinta vez uma cadeira no plenário. Na legislatura passada fundou o PPL.
Além das atividades políticas, Rempel é formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria e atua na área de Medicina Interna e Nefrologia há mais de 30 anos. Ele considera que a Saúde do município precisa ser revisada e pretende colocar a área como meta durante a campanha e em sua gestão, caso seja eleito.“Não apenas pela minha condição de médico, mas por que essa área precisa de uma grande atenção”, comenta.
Além de vereador em Santa Maria, Rempel é presidente estadual do PPL e compõe o diretório nacional da sigla.
Sobre coligações, Rempel diz que a legenda realizará convenção nacional para definir com quais partidos o PPL poderá ou não se aliar. Para ser candidato, terá que passar na convenção partidária em junho de 2016…
…ENTREVISTA WERNER REMPEL
A Razão – Por que o senhor quer ser prefeito de Santa Maria?
Rempel – Considero que posso contribuir com a cidade. Com cinco mandatos de vereador e um de vice-prefeito, a gente acumula conhecimentos, que certamente não são suficientes porque ninguém tem conhecimentos suficientes o tempo todo, mas acumula conhecimentos que pode aplicar para dar soluções a grandes questões de Santa Maria. Ou pelo menos, tentar ser, aquilo que no meu entender, o prefeito deve ser, o grande maestro da cidade. O prefeito não precisa, necessariamente, tocar todos os instrumentos, mas ele tem que saber conduzir os instrumentos.
A Razão – O senhor foi vice-prefeito de Santa Maria na segunda gestão do prefeito Valdeci Oliveira, pré-candidato do PT à Prefeitura. Como será concorrer contra um antigo aliado?
Rempel – Não vejo problemas. São coisas da vida. Muitas vezes nós estamos em campos iguais e tantas outras em campos opostos. Ou em campos próximos. Embora no PPL, pedi votos para o Valdeci. Evidentemente, quando o PPL começou a ter seus candidatos isso não era mais possível. Considero o Valdeci uma excelente pessoa, convivi com ele quatro anos. Mas hoje nós temos diferenças enormes a nível nacional. O PPL é fortemente contrário a Dilma e ele apoia a Dilma. Nós temos diferenças aí que talvez sejam difíceis de transpor.
A Razão – Qual o principal problema da cidade?
Rempel – Considero o orçamento o principal problema, a sua arrecadação. Santa Maria arrecada muito menos do que precisa para solucionar os problemas que tem. Isso é uma questão que precisa ser superada. E pode ser superada arrecadando mais, digamos, capacitando a cidade para ter mais retorno. Se qualificar mais. Mas também pode ser alcançado fazendo-se mais com menos e aí eu não vou revelar o segredo.
A Razão – Qual a sua avaliação do governo Schirmer?
Rempel – O governo do prefeito Schirmer é um governo que é fruto das suas dificuldades. No primeiro mandato, as obras do PAC tiveram muitos questionamentos, mas quando finalmente decidiu retomar as obras do PAC de Santa Maria, começou a faltar dinheiro do governo federal. Agora, com ajuste fiscal, o prefeito não tem mais verbas. Penso que o segundo governo poderia ter sido bem melhor se nós não tivéssemos a tragédia da Kiss. Ela impactou significativamente o governo. De certa forma paralisou o governo um certo tempo. Mas acredito sinceramente que o prefeito Schirmer é uma pessoa bem intencionada para Santa Maria e que tem boas ideias para a cidade. Assim como teve o Valdeci. Assim como todos os prefeitos anteriores tiveram, mas talvez a questão principal não esteja apenas na capacidade que as figuras têm e sim na forma de conduzir as coisas…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.
Prezado Vereador……
Estamos precisando oxigenar ….digo , novas cabeças com ideias atualizadas…confio plenamente em vossa competência, visão, dialogo, inovações, e principalmente um olhar mais profundo para as belezas de nossa cidade n o sentido de preservação e lembranças das origens de nossa cidade…..pode contar comigo com toda a família e colegas que eu possa levar a eles essa mensagem……para mim é um privilégio estar ao seu lado…um abraço…e pode contar comigo pra essa luta…..Mucio
Melhor. Sem consertar o mundo a partir de Santa Maria, nem colocando a cidade no patamar de baixo. Sem discurso genérico sobre a administração atual. Sem "equipe técnica" e advogados estudando os problemas da saúde.