Eleições 2016PartidosPolítica

ELEIÇÕES. A duas semanas da convenção, PMDB dá sinais que se encaminha para apoiar o vice, José Farret

Prefeito Schirmer apoia o nome do atual vice, Farret, para ser seu sucessor, alegando lealdade
Prefeito Schirmer apoia a indicação do vice, Farret, para seu sucessor, em nome da lealdade

O material publicado neste final de semana pelo jornal A Razão é eloquente. As principais lideranças do PMDB, não obstante a reticência do presidente da sigla, Aldo Fossá, oferecem sinais de que se encaminham para apoiar a candidatura do vice-prefeito, José Farret, ao gabinete principal do Palacete da SUCV em 2016.

Quem capitaneia o movimento, desde sempre, é o prefeito Cezar Schirmer. Mas seus principais aliados internos na agremiação já fazem o mesmo discurso. Até o presidente, ainda que mantenha o discurso da candidature própria, começa a admitir, nas entrelinhas, a possibilidade da aliança inverter, cabendo ao PMDB o papel secundário.

Terá o editor deste sítio interpretado mal? Ele não acredita. Mas você pode ter opinião diferente. Então, que tal conferir o que o jornal publicou? A reportagem é de José Mauro Batista e Joyce Noronha, com foto de arquivo. A seguir:

Quem será o candidato do PMDB?

A duas semanas da convenção municipal que escolherá o seu novo diretório em Santa Maria, o maior partido da cidade deixa duas perguntas no ar: terá candidato próprio à Prefeitura em 2016 ou irá apoiar o atual vice-prefeito, José Haidar Farret (PP), como quer o prefeito Cezar Schirmer? As respostas são aguardadas para o dia 29 próximo, data da eleição do diretório local dos peemedebistas. E, ao que tudo indica, o PMDB se encaminha para abrir mão da cabeça de chapa após oito anos no comando do Executivo Municipal, indicando Farret para a vaga.

Quem acompanhou a série de entrevistas publicadas pelo Jornal A Razão com os pré-candidatos a prefeito não viu nenhum pretendente do PMDB. Os três nomes citados nos bastidores – Tubias Calil (secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços), Cezar Gehm (empresário e vereador) e Magali Marques da Rocha (secretária de Habitação) – não foram oficializados pelo conjunto partidário como pré-candidatos.

COMPROMISSO

“A primeira opção que temos é o doutor Farret”, diz Magali, deixando claro que os peemedebistas têm um compromisso pessoal com o atual vice-prefeito. O PMDB só mudaria de ideia de ceder a vaga de prefeito ao PP se o candidato progressista for outro nome. “O compromisso do PMDB é com a figura do doutor Farret”, reforça a secretária de Habitação.

O secretário Tubias também segue a linha de pensamento de Magali. “Temos um compromisso ético e moral com o doutor Farret. A ética na política anda escassa nos dias de hoje, então reforço que devemos honrar este compromisso”, argumenta Tubias.
Já o vereador Cezar Gehm acredita que “o PMDB tem bons nomes para ser cabeça de chapa”. Além disso, ele deixa claro que nunca expressou vontade de ser candidato ao Executivo Municipal, mas fica feliz com a lembrança da sigla…”

Schirmer quer vice como sucessor

A tendência pró-Farret ganhou força no PMDB a partir do momento em que o prefeito Cezar Schirmer decidiu assumir publicamente o apoio a seu vice como sucessor. Nos últimos meses, o prefeito tem reforçado essa posição internamente como “lealdade” ao político que virou seu aliado em 2007, na primeira eleição para a Prefeitura.

Diante de algumas resistências internas, Schirmer teria chamado secretários e outros detentores de cargos de confiança do PMDB na administração municipal. O recado foi curto e grosso, segundo uma fonte do partido ouvida por A Razão. “Quem está comigo, está comigo. Quem não está, cai fora”, teria dito Schirmer a alguns partidários descontentes com o fato de o PMDB abrir mão da cabeça de chapa para Farret. Ou seja, quem não se alinhar a essa posição coloca o emprego em risco.

Na conjuntura interna do PMDB não será nenhuma surpresa se o partido tornar pública sua opção por Farret já na convenção do próximo dia 29, a pouco mais de um ano do pleito municipal. “O pessoal do Schirmer quer apressar a posição pró-Farret”, diz um veterano militante peemedebista. Consolidada essa posição, o PMDB indicaria o vice de Farret em 2016. E aí, Tubias, Gehm e Magali estariam no páreo para concorrer na chapa liderada pelo atual vice-prefeito.

Eleição na Câmara afastou partidos

O atual presidente do PMDB Santa Maria, Aldo Fossá, garante que “neste momento” o partido não está preocupado em escolher nomes para a chapa majoritária às eleições de 2016. “Isso vai ser depois. Agora queremos montar uma nominata forte com as possíveis candidaturas a vereador”, diz…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo