Nas últimas eleições, e sem mudança significativa nas regras, o principal elemento levado em consideração, na hora de sacramentar uma aliança, é o tempo disponível em rádio e televisão, para o trololó da campanha. E isso é definido pelo número de deputados federais de cada sigla.
Assim é que, por esse aspecto, para ficar nas agremiações com vida real em Santa Maria, PMDB, PT, PSDB, PSB, DEM, PDT, PTB, PSD e PR, não necessariamente nesta ordem, são os que têm mais cacife. Juntos, monopolizam o latifúndio à disposição para a campanha eletrônica.
Há, porém, e isso remete especificamente à comuna, um fator preponderante também na hora de formar uma aliança forte e consistente o suficiente para buscar companhia eleitoral: a militância. Isto é, quanta gente está disposta a carregar bandeira, entregar santinho e papear com eleitores. De preferência, gratuitamente.
Aí, certamente o ranking pode se modificar, de lugar para lugar. Fiquemos com Santa Maria, que é o nosso chão. Aqui, ninguém duvida, há partidos e partidos. O que é facilmente verificável em qualquer eleição, não importa o resultado. Normalmente, inclusive, isso se reflete no número de alistados oficialmente pela Justiça, como filiados formais.
Os últimos dados oficiais, constantes no sítio do Tribunal Superior Eleitoral, são de junho passado. No fim desta nota, você tem o linque para conferir o tamanho (sob esse aspecto) de cada partido em Santa Maria. Mas cabe comentar o que todo mundo pode deduzir com alguma facilidade e o que há de discrepante, aparentemente.
Conforme os números do TSE, a boca do monte conta com um exército que, se fosse para as ruas, tornaria a campanha do próximo ano em algo absolutamente grandioso. Afinal, no total, as siglas com presença na cidade têm nada menos que 23.960 filiados. Ora, isso significa mais de 10% do total do eleitorado. Um número e tanto. Pena que, como se sabe, boa parte é apenas cartorial e alguns, acreditem, sequer sabem que estão filiados. Assinaram porque o amigo ou familiar pediu. É assim, lamentavelmente.
Assim é que, dos 30 partidos regularizados em Santa Maria (e aptos a se aliar, por exemplo), sete deles, PT (19%, em números redondos), PMDB (16,5%), PDT (13%) PP (13%), PTB (9%), PSDB (8%) e DEM (5%), concentram 83% dessa militância institucionalizada. Não por acaso, são os mais procurados, junto com PSB e PSD e PR (pelo tempo de propaganda eletrônica) para coligações e saem, deles, as mais fortes candidaturas.
Pode apostar, esse também será um fator a ser levado em conta no próximo ano. Isso, claro, se os partidos conseguirem colocar seu exército de militantes pelas ruas da cidade.
CLIQUE AQUI E CONFIRA OS PARTIDOS E SEUS FILIADOS EM SANTA MARIA
Ninguém recebe para agitar bandeira e distribuir santinho? Qual a proporção?