AssembleiaPolítica

ESTADO. Audiências públicas vão questionar projeto do pacote de Sartori, que extingue duas Fundações

Valdeci na Fundação de Produção e Pesquisa em Saúde, que gere o Hemocentro Regional
Valdeci na Fundação de Produção e Pesquisa em Saúde, que gere o Hemocentro Regional

Foi aprovada por unanimidade na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, em reunião de hoje, a realização de audiências públicas que irão discutir a proposta do governador José Ivo Sartori, que extingue duas fundações: a de Produção e Pesquisa em Saúde (gestora do Hemocentro Regional de Santa Maria) e a Zoobotânica. As medidas são parte do pacote enviado pelo Palácio Piratini há duas semanas.

O autor da proposta das audiências é o presidente do colegiado no parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira, de cuja assessoria de imprensa chega o relato a seguir. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:

Na defesa de fundações, Valdeci promove duas audiências públicas

Na tentativa de evitar o fechamento da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) e da Fundação Zoobotânica (FZB) do Estado, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) teve aprovado dois requerimentos de audiências públicas na Assembleia Legislativa. Ambos receberam aval unânime dos membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente nesta quarta (26).

A FEPPS – instituição a qual pertence o Hemocentro Regional de Santa Maria – e a FZB serão extintas caso os deputados estaduais aprovem os projetos de lei encaminhados pelo governador José Ivo Sartori ao Parlamento Gaúcho. “Entendemos que não haverá economia nenhuma para o Estado com o fim dessas fundações. Haverá, sim, perdas drásticas na defesa do meio ambiente gaúcho e na qualidade e na quantidade das pesquisas sobre doenças, sangue, entorpecentes e agrotóxicos. Se querem economizar, fechem o improdutivo Tribunal de Justiça Militar”, disparou Valdeci.

A audiência pública sobre a conservação da biodiversidade gaúcha, que abordará o impacto da extinção da Fundação Zoobotânica, ocorrerá na próxima quarta (2), às 9h 30min, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A audiência sobre a ampliação da doação de sangue no Estado, que vai pautar as consequência da extinção da FEPPS, ocorrerá no dia 9 de setembro, às 9h 30min, na sala Maurício Cardoso da Assembleia.

Visita – Logo após a reunião ordinária da Comissão de Saúde, o deputado Valdeci realizou uma visita à sede da FEPPS, na capital gaúcha. Acompanhado da diretora técnica da instituição, Silvia Spalding, visitou setor por setor da Fundação. Ficou impressionado com a qualidade do trabalho realizado. “Os laboratórios são de ponta, os servidores muito qualificados e a arrecadação própria da Fundação bateu em R$ 17 milhões no ano passado. Fechar para quê?”, afirmou após a visita.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo