Esse Lula! Sem petista tchan-tchan-tchan, o jeito é se achegar a Aécio. E a Ciro. Vai que…
Enquanto os comuns mortais se preocupam com o que fazer amanhã, ou hoje, os políticos têm outro tipo de calendário. Ao contribuinte, interessa saber como é gasto o tributo pago. E tratar da sobrevivência quanto mais digna melhor. Ao militante, a história é diversa. Trata-se de conquistar, ou manter, o poder. É assim a política. E não é ruim, afinal de contas, pois ela preside a sociedade – desde que a economia se comporte bem, claro.
Assim é Luiz Inácio Lula da Silva, o político mais importante da nação brasileira desde que, em 1º de janeiro de 2003, assumiu a Presidência da República. Cargo que ocupará até 31 de dezembro de 2010. Mas que quer alguém próximo a ele em 1º de janeiro de 2011. Mesmo que, veja só, não seja da agremiação da qual é o nome mais vistoso, o Partido dos Trabalhadores.
Não há candidato natural do PT. Existem os pretendentes. Lista-se, por exemplo, o governador baiano, Jaques Wagner. Ou o ministro da Justiça, Tarso Genro. Ou, quem sabe, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ou, mais remotamente, a ministra do Turismo, Marta Suplicy. Esse quarteto, e outros mais, no entanto, têm um caminho longo, tortuoso e cheio de pedregulhos. Para, ao final, não se viabilizar, talvez. Então, o jeito é pensar em alternativas.
Aliás, é o que faz Lula, interessado em preservar seu nome e fazer, por que não, o sucessor. Ainda que não petista. E ele poderia ser Sérgio Cabral, do PMDB do Rio de Janeiro. Mas este se encontra em situação similar aos congêneres do PT. E as voltas com crise de (in)segurança pública. Se superá-la…
Mas os nomes que surgem com força no coração lulista são outros dois. Um, o deputado do PSB Ciro Gomes, a quem o Presidente recomendou se aproximar mais do PT. Mmmmm… Outro, seria incrível não fosse se estar falando de política, onde tudo pode ocorrer, o governador mineiro Aécio Neves. Ele mesmo, que é um dos príncipes tucanos, mas há quem imagina sem espaço na sigla e, vá lá, poderia se bandear ao PMDB.
É cedo? É. Para você. Para mim. Não para os políticos – estes elaboram o pensamento estrategicamente. Ou, simplificando, no longo prazo. Aí vale tudo. Ou quase.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira a nota Lula articula transferência de Aécio para o PMDB, de Josias de Souza, da Folha de São Paulo, na página que ele mantém na inernet.
Vale a pena ler, também, o que escreve o jornalista, também da FSP, Kennedy Alencar. Ele assina o textoPor 2010, Lula quer aproximar Ciro do PT.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.