Arquivo

EXCLUSIVO.Titi Roth proporá “Memorial de SM” no Cine Independência, local do Shopping Popular

Tem tudo para dar forrobodó. Ou bafafá. Ou que termo você queira usar para confusão. Afinal, se a idéia do Memorial de Santa Maria tem tudo para merecer justos elogios – afinal é a história da cidade sendo devidamente valorizada – o fato é que o local preferido do secretário de Cultura, João Luiz (Titi) Roth (foto), o Cine Independência, não consta das prioridades do governo. Ao contrário, ali, segundo manifestação oficial, escorada inclusive pela lei municipal que autorizou a compra doprédio, será o Shopping Popular.

 

Os detalhes acerca da proposta, e também outras informações acerca da Secretaria de Cultura, você encontra em reportagem exclusiva para o sítio, feita pelo colega Fritz Nunes, jornalista, assessor de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. A foto também é dele. Acompanhe, a seguir:

 

“A secretaria de Cultura pode não ter

dinheiro, mas promete bastante polêmica

 

Numa sala bastante modesta, que é dividida com o seu diretor-geral, o secretário municipal de Cultura, João Luiz ‘Titi’ Roth, reclama da falta de recursos em sua pasta, mas não apenas isso. A pretensão do secretário, que além de professor da UFSM ligado às artes, já foi pró-reitor da instituição, é bastante grande. No discurso de Roth, a cultura de Santa Maria precisa de uma “nova agenda”. Acrescenta ele que “o que temos até hoje é uma agenda baseada no século XX, precisamos passar para o século XXI”. Tentando traduzir a sua retórica, o secretário afirma que pensar a cultura significa incluir temas como saúde, educação, meio ambiente, entre outros tão candentes quando esses.

 

O secretário João Luiz Roth parece ter assumido a pasta de Cultura não apenas para se contentar em administrar a falta de recursos ou de equipamentos. Ele possui para o ano de 2009 apenas R$ 12.500,00, o que é insuficiente até mesmo para cobrir custos com a energia elétrica. Entretanto, a secretaria de Cultura, se depender dele, vai “polemizar”. Um dos diversos projetos pensados por ele é o que pretende criar um “Memorial de Santa Maria”. O objetivo, segundo o projeto, seria constituir um “espaço multimídia para guardar e representar sonhos, sentimentos, pensamentos de pessoas e instituições que passarão a ganhar corpo através de imagens, cores, sons e formas”.

 

A idéia, se analisada em suas dezenas de páginas, parece bastante interessante, apesar de “não fechada totalmente”, conforme Roth. Entretanto, promete gerar polêmica quando se trata do local em que o secretário sugere para instituir o memorial: o antigo Cine Independência. Todos sabem, o local foi reformado para receber o Shopping Popular e abrigar o comércio ambulante de Santa Maria. O secretário admite que a possibilidade de a idéia do local vir a ser aceita é pequena, no entanto, contemporiza ele, o Memorial vai sair, independente do local.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo