RegiãoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Tupã quer voltar ao abrigo de Santa Maria, para melhorar atendimento SUS. Mas há resistência

Hospital Brasilina Terra:  manutenção de equipamentos paralisadas, 18 funcionários demitidos, atraso de salários. É parte da situação difícil porque passa a instituição de Tupanciretã
Brasilina Terra: manutenção de equipamentos paralisadas, 18 funcionários demitidos, atraso de salários. É parte da situação difícil porque passa o hospital de Tupanciretã

A crise na saúde pública em Santa Maria e região é de todos conhecida. Mas pode ter alguns números adicionais, se o pleito de Tupanciretã for atendido. O município quer voltar a ser da órbita da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede na boca do monte, deixando de fazer parte da CRS de Cruz Alta. A razão é simples: lá, segundo as autoridades de saúde de Tupã, é ainda mais difícil obter atendimento .

O pleito, que também é explicado pelas dificuldades enfrentadas (pela mesma razão: falta de troco do Estado) pelo hospital local, Brasilina Terra, é, porém, rechaçado liminarmente pela coordenação da CRS santa-mariense, como você fica sabendo (em detalhes), no material originalmente publicado na versão online do jornal A Razão. A reportagem é de Ramiro Guimarães, com foto de Divulgação. A seguir:

Tupanciretã quer os serviços de saúde da 4ª Coordenadoria Regional

…A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), sediada em Santa Maria, que conta já conta com 32 municípios na sua zona de abrangência, pode ganhar mais um membro. A Prefeitura de Tupanciretã, por meio da sua secretaria municipal de Saúde, já pediu para que a cidade retorne à 4ª CRS. Atualmente, a Capital da Soja faz parte da 9ª Regional de Saúde, que possui como sede Cruz Alta (veja o quadro em destaque).

A solicitação de Tupanciretã já foi pauta de uma reunião das Comissões Intergestores Regionais, realizada na semana passada. De acordo com o secretário de Saúde de Tupanciretã, Ezequiel Franceschette Cella, a cidade, que conta com 22 mil habitantes, tem sofrido, principalmente, com a falta de consultas em especialidades. O único hospital da cidade é o Hospital de Caridade Brasilina Terra conta 83 leitos, e atende 80% via Sistema Único de Saúde (SUS).

“No final de 2013, tivemos um caso de cirurgia de emergência. Não conseguimos atendimento em Cruz Alta, que é a sede regional, nem no Hospital Universitário de Santa Maria, porque não fazemos parte da 4ª Coordenadoria. Tupanciretã tem 22 mil habitantes e 12 consultas em especialidades por mês pelo SUS. Não é possível. Por isso, buscamos o melhor para a cidade”, explica o secretário de Saúde de Tupanciretã.        

RESISTÊNCIA

O pedido feito pela Prefeitura de Tupanciretã será submetido a um estudo técnico e de impacto da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e da equipe da Assessoria Técnica e de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde. A decisão ainda vai sair, mas a responsável pela 4ª CRS já adiantou a sua posição. A coordenadora Lenir Pires da Rosa mostrou-se preocupada com o acréscimo de uma cidade de 22 mil habitantes justamente em um momento em que a regional de Saúde busca superar as dificuldades para melhor atender aos 32 municípios que já estão dentro da sua área…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo