Sem categoria

SEGURANÇA. Parcelamento salarial pode trazer um aumento na criminalidade, admite o próprio secretário

Jacini (D) participou de reunião da Comissão de Segurança da Assembleia, nesta quinta
Jacini (D) participou de reunião da Comissão de Segurança da Assembleia, nesta quinta

Que não se diga faltar sinceridade ao secretário estadual de Segurança, Wantuir Jacini. Em audiência na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, admitiu que o parcelamento salarial pode, sim, trazer um aumento na criminalidade. E também deixou claro que a chamada de concursados (e há centenas, na Polícia Civil e Brigada Militar, esperando por isso, assim como a sociedade) depende de recursos hoje inexistentes.

Ainda assim, e às portas de uma quase inevitável nova paralisação no setor, com o já certo parcelamento, outra vez, do salário dos servidores, procurou manter o otimismo, como você confere no material publicado na versão online do jornal A Razão, com informações do Correio do Povo. A foto é de Marcos Eifler, da Agência de Notícias da AL. A seguir:

Parcelamento pode provocar aumento na criminalidade, diz secretário

O secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, participou na manhã desta quinta-feira da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (AL) para apresentar um quadro da segurança pública do Estado e responder a perguntas de deputados estaduais e entidades de classe. Questionado se o parcelamento de salários do funcionalismo tem afetado a população, Jacini admitiu o prejuízo. “A gente sabe também que pode haver um aumento na criminalidade por conta do parcelamento. No momento que o parcelamento traz uma intranquilidade aos trabalhadores, naturalmente isso reflete diretamente na sociedade”, disse.

Jacini lembrou que a execução do plano e doutrina de sua pasta está atrelada à realidade orçamentária e financeira do governo. “Temos um calendário para chamar os concursados, mas está vinculado à capacidade financeira”, citou como exemplo, concordando com a necessidade de repor o efetivo.

Mesmo com as dificuldades financeiras do atual momento, o secretário estadual da Segurança Pública destacou algumas ações da pasta. Uma delas, salientou, foi a queda do número de ocorrências de 9 dos 11 principais crimes no primeiro semestre deste ano. Apenas roubos em geral e roubos de veículos tiveram alta, sendo que o último exigiria na sua opinião em um combate à receptação sobretudo contra os desmanches irregulares. “Temos mais de 1,5 mil desmanches irregulares no RS”, constatou.

Recordando que 85% dos crimes estão concentrados em 19 cidades gaúchas, Wantuir Jacini anunciou ações futuras como a conclusão do complexo penitenciário de Canoas, as obras em andamento do Centro Regional de Excelência em Perícias, a criação de novas centrais da Polícia Civil, construção de bases comunitárias integradas, conclusão de delegacias e capacitação de pessoal, entre outros. Durante a reunião, ele encaminhou aos deputados ofício que trata de uma série de propostas de alterações legislativas em âmbito nacional para a discussão, como a garantia de financiamento da segurança pública pela União e mudanças na legislação pena…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo