EducaçãoUFSM

UFSM. Representação dos segmentos busca posição incisiva de Burmann. E lembram do apoio dele a Dilma

Entidades protocolaram na reitoria, nesta quinta, o “documento-intimação” para Burmann
Entidades protocolaram na reitoria, nesta quinta, o “documento-intimação” para Burmann

Você pode entender de várias maneiras o documento encaminhado nesta quinta-feira pelos sindicalistas dos professores e servidores, e também da representação de estudantes de graduação e pós-graduação. Uma delas é essa, exposta no título. Em que praticamente (é a interpretação do editor) cobram, retroativamente, o apoio do reitor (no caso, dos reitores das instituições federais) à então candidata Dilma Rousseff.

Em assim sendo, o resto é só perfumaria. Ou decorrência. Mais: querem que o reitor Paulo Burmann trate do assunto em reunião do Conselho Universitário, nesta sexta-feira – ainda que o tema não esteja na pauta. Mas, enfim, esta é uma interpretação. O leitor pode ter outra, ainda que considerando a existência de uma greve “invisível” de técnico-administrativos, e que chega hoje a três meses, sem qualquer sinal de que haverá êxito nas reivindicações.

Confira, a propósito especificamente do documento das entidades, o material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. Lá embaixo você tem, também, a íntegra do documento protocolado para ser enviado ao reitor. A seguir:

Entidades enviam documento ao reitor pedindo informações sobre cortes

…Na manhã desta quinta (27), a Sedufsm, a Assufsm, o DCE e a Associação de Pós-Graduandos (APG) protocolaram documento junto ao gabinete do reitor da UFSM, Paulo Burmann, com questões relacionadas à crise orçamentária. No texto encaminhado, as entidades reivindicam que, na condição de presidente do Conselho Universitário (Consu), o dirigente apresente informações detalhadas, a partir do conjunto de perguntas encaminhadas, aos conselheiros e a toda a comunidade universitária, sobre qual o tamanho real do orçamentário da instituição, bem como qual o impacto dos cortes já efetuados, em todas as áreas, tanto na parte de custeio, capital e também na pós-graduação.

A expectativa das entidades proponentes do documento é de que o professor Paulo Burmann coloque o documento em debate na reunião do Consu que acontece nesta sexta, 28, pela manhã, na Sala dos Conselhos, nono andar do prédio da Administração Central. Mas o detalhamento sobre as questões orçamentárias e os respectivos cortes não é o único pedido de sindicatos e direções estudantis. Outra reivindicação encaminhada é de que o reitor tome uma posição clara de contrariedade aos cortes de recursos que vêm sendo efetuados pelo governo federal e que estão depauperando as Instituições de Ensino.

Na parte final do texto encaminhado, as entidades lembram que, apesar do reitor da UFSM ter sido signatário de um manifesto, em 2014, de reitores que apoiaram a reeleição da presidente Dilma Rousseff, e em que pese o fato de o dirigente ter tentado se manter otimista ao longo de 2015, enquanto os cortes eram ampliados, que “não é possível mais continuar aceitando o desmonte da educação público e do ensino superior do Brasil”.

Com base nesses e em outros argumentos, solicitam a adesão do reitor Paulo Burmann ao manifesto encabeçado pela reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), intitulado “Contra os cortes no orçamento e por mais verbas para a educação”, ao qual já aderiram reitores de outras dezesseis universidades brasileiras.

Para as entidades, “diante do agravamento do quadro econômico brasileiro, e com a construção de estratégias governistas que fortalecem as grandes economias privadas em detrimento das políticas sociais, a defesa da universidade pública não pode estar pautada exclusivamente na garantia do seu funcionamento, ainda que precarizado, mas, sobretudo, na defesa intransigente e constitucional de condições plenas para o exercício indissociável das atividades de ensino, pesquisa e extensão…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo