ASSEMBLEIA. Parte da oposição se retira do plenário, vai para a praça e governo aprova oito em 10 projetos
Atenção: o título não está errado, mas poderia (se o espaço permitisse) ter sido acrescentado que, mesmo que toda a oposição estivesse presente, o resultado seria o mesmo. Afinal, o governo tem ampla maioria no parlamento, mesmo que ocorra alguma ausência – como foi o caso do santa-mariense Jorge Pozzobom.
Dito isto, mais adiante você terá amplos detalhes do que foi ou não aprovado na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa. Agora, fiquemos apenas com a parte oposicionista que deixou o plenário. No caso, as bancadas do PT e do PSOL. O relato é da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:
“Contra galerias fechadas, oposição se retira de sessão da Assembleia
A inédita decisão tomada pela presidência da Assembleia Legislativa de votar as matérias da pauta com as galerias fechadas à população levou as bancadas do Partido dos Trabalhadores e do PSOL a se retirarem do plenário do Parlamento gaúcho na tarde desta terça (16). Antes de deixarem a sessão, os líderes dos dois partidos manifestaram o repúdio à vedação da presença de público na tribuna do Legislativo gaúcho. “Sessão sem povo, é sessão sem legitimidade. A história do Parlamento foi manchada: a Casa do Povo jamais pode ficar sem povo nas suas galerias durante as votações”, disse o deputado Valdeci Oliveira (PT).
No momento da apreciação dos projetos, os deputados das bancadas do PT e do PSOL foram até a Praça da Matriz para reforçarem, junto ao Movimento Unificado dos Servidores Estaduais, a posição contra a realização da sessão fechada e sobre os projetos encaminhados pelo Executivo. Durante o dia, todos os acessos ao Parlamento gaúcho foram guarnecidos pelo Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar. “Jamais podemos dar aval a uma sessão que acontece de costas para a população e cujo acesso está sob controle militar. Assistimos hoje aqui o retorno de tempos obscuros da história do país”, enfatizou Valdeci.
Em coletiva à imprensa nesta tarde, a bancada do PT reforçou, mais uma vez, sua posição contra a extinção da Fundação Estadual de Pesquisa em Saúde (FEPPS) e da Fundação Zoobotânica (FZB). A bancada também defendia mais tempo para discussão do projeto de previdência complementar dos servidores estaduais. “
Esses PTistas são uns demagogos! Quando foi para aprovarem a Previdência Complementar para os Servidores Federais (FUNPRESP)da Dilma, votaram em bloco a favor!!! Tirando o Deputado Ruas, o resto não tem mais credibilidade nenhuma!
Previdência complementar dos servidores públicos federais foi aprovado em 2012. Alás, Dilma queria fazer concurso para mais 40 mil ano que vem, mesmo faltando grana.
Tirando a parte salarial, o resto é movimento político-ideológico. Faixa da CUT, braço sindical do PT, de todo tamanho na Matriz. Falam em "desmantelamento do Estado" e outros mimimi's de costume. Falam em déficit de 25 mil servidores, uns 16 na Brigada, outro tanto de professores, agentes penitenciários, etc. Só que é discurso vazio, não tem grana.
Gringo andou separando uma grana para pagar outras contas e depositou uma parcela menor do salário, virou argumento para outras coisas.
Semana que vem vão tentar ganhar mais legitimidade protestando contra o aumento do ICMS, sabem que a maioria é contra.
A parte de retirar urgência, mais tempo para debater, também é balela, tentam empurrar com a barriga para não aprovar neste governo. Entrando um povo da mesma ideologia em 2018 os ajustes não serão feitos nunca. Ainda existe o risco de fazerem voltar tudo atrás daqui 5 anos.
Melhor saída do RS é pelo litoral, não tem jeito.
Realmente o que foi feito pelo presidente DA assembléia cheira a golpe mas quem é o PT para falar disto?
Será que Valdeci também vai para rua contra os demandas do PT nacional que refletem nas cidades?
Eu votaria em Valdeci em Santa Maria mas depois que fique sabendo de umas politicagens dele com um apadrinhado de Santa Maria jamais votarei.
Mais uma vez pergunto se esse deputado defende também a atitude ditatorial do governo federal de enfiar mais imposto no bolso do brasileiro.
tanto faria eles estarem presentes ou não, então???? Vamos ganhar votos dos trouxas que estão ali fazendo papal de bobos