CidadaniaMídiaPolíticaSegurança

CIDADANIA. Liliana de Oliveira e o “beco do buraco quente” – onde a maioria dos moradores é trabalhadora

“…Poderíamos pensar que se o jovem fugiu da polícia é porque devia estar comprometido com algo ilícito. Entretanto, quem mora na comunidade sabe que quando o Estado se apresenta na condição de polícia, geralmente o que nos resta é fugir.

Poderíamos pensar que se o jovem tem passagem pela polícia (moradores dizem que não), então a polícia teria feito o certo eliminando mais um “bandido”. Entretanto, esquecemos que a maioria dos moradores do Beco do Buraco Quente são trabalhadores honestos que são tratados como bandidos…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Beco do Buraco Quente”, de Liliana Souza de Oliveira – que escreve semanalmente, as terças-feiras. Ela é graduada e Mestre em Filosofia pela UFSM. Atualmente doutoranda em Educação na mesma Universidade e professora de Filosofia do Instituto Federal Farroupilha/Campus São Vicente do Sul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Perícia pode resolver, mas num tiroteio não existe a regra "não vale atirar em quem está de costas".
    A idéia era mandar a comissão da OAB "negociar" com os traficantes armados com flores. Abraço.

  2. Brando, justificar tiro dado pelas costas de cidadãos é complicado, hein? Não estou assumindo uma postura dualista que acredita que existam os bons de um lado e os maus de outro. Mas, pretendo problematizar aquilo que vejo. Quanto a enviar flores à Comissão de Direitos Humanos da OAB talvez seja uma boa ideia. Num mundo onde a vida humana vale quase nada talvez seja uma boa ideia presentear aqueles que se lembram que direitos humanos são garantias importantes. Abraço

  3. Tiro nas costas não quer dizer muita coisa, ele poderia estar trocando tiros com a polícia e virado para fugir quando levou o tiro.
    Ninguém é automaticamente inocente e nem culpado, esta "luta de classes" leva a lugar nenhum.
    Brigada Militar é mal remunerada, salário está sendo parcelado e ainda por cima tem que levar tiro de traficante sem revidar. Minha costumeira sugestão é mandar a comissão de direitos humanos da OAB com ramalhetes de rosas sempre que começar um confronto de traficantes, eles que sabem tudo, eles que resolvam.
    Não concordo com o movimento "Viva Hobbes", mas a opinião é livre, assim como sonhar. Principalmente se o sonho é morar na Suíça.

  4. Olá, Brando!
    Mesmo que o jovem tivesse passagem pela polícia, nada justifica atirar pelas costas de alguém que não reagiu. A polícia está ou deveria estar ali para proteger os cidadãos e o que temos visto muitas vezes é exatamente o contrário. Vemos a polícia lesar a dignidade humana sistematicamente. Do fato de ter tráfico de drogas por lá, não justifica a ação arbitrária da polícia, até mesmo porque poucos são os traficantes e muitos são os moradores que são trabalhadores. Quanto a atear fogo contra o ônibus, sim, é dano qualificado assim como assassinar cidadãos brasileiros negros, pobres e moradores das periferias. Sonho com uma sociedade que tenha mais honestidade e igualdade e menos polícia e arbitrariedade.

  5. Os brutos também amam e os desvalidos também mentem. Morto tinha passagem por roubo e porte de arma. Muito fácil de verificar, meia dúzia de folhas de papel. Logo não é "a palavra de um contra o outro". Para o resto existe inquérito policial.
    Buraco Quente é parte da Vila Cruzeiro, diferença é quem controla o tráfico por lá.
    Atear fogo em ônibus é crime de dano qualificado (destruir, inutilizar coisa alheia com emprego de substância inflamável). Como os veículos incendiados eram de um consórcio, em algum momento o equilíbrio econômico financeiro do contrato se ajeita. Incitação ao crime e apologia ao mesmo também são previstos no código penal, artigos 286 e 287.
    Conforme o crime se organiza no estado, copiando práticas comuns no RJ, a retórica da esquerda que quer acabar com as PM's aumenta o tom.

    http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/565861/Video-mostra-tiroteio-no-Morro-Santa-Tereza

    http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2015/09/rapaz-morto-por-pms-nao-tinha-antecedentes-por-trafico-de-drogas-4839641.html

    http://m.zerohora.com.br/noticia/4840063/regiao-metropolitana-tem-15-mortes-em-menos-de-24-horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo