Artigos

Comportamento sustentável de consumo – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira e Diógenes Carvalho

A sociedade contemporânea vivencia uma situação paradoxal: se de um lado há o desejo de consumir, por outro, torna-se visível a necessidade de preservação dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental, de forma a garantir a sobrevivência do consumo e do próprio consumidor.

Se não estivermos sempre consumindo, o modelo econômico capitalista corre o risco de extinguir-se; mas se mantivermos os níveis de consumo atuais, sem preocupação com o meio ambiente, então nós é que corremos o risco da extinção. A solução apontada para o problema é a ideia do consumo sustentável, baseada na simples conscientização dos consumidores, igualando a condição de consumidor e cidadão como se sinônimos fossem. Entretanto, não nos parece ser esta a solução mais adequada.

Quando pensamos no estímulo ao consumo excessivo, na notória influência das emoções/sentimentos sobre a decisão de comprar do consumidor, e ainda nas questões culturais, relacionadas ao imediatismo e a certa despreocupação com as contas/parcelas/financiamento em longo prazo, torna-se lógico afirmar que a estratégia do consumo sustentável baseada na simples conscientização do consumidor mostra-se ineficaz.

A vida do consumidor é pautada pela velocidade, pelo excesso, o desprezo pelas necessidades do ontem e pelo que se tornou planejadamente obsoleto demonstra a cultura irresponsável pautada pelo imediatismo e pelo desperdício. Não há que se falar em mudança no padrão de comportamento e, consequentemente, no padrão de consumo sem que se passe necessariamente por uma mudança cultural.

A situação atual demanda uma revalorização da sociedade em seus múltiplos aspectos, enfatizando-se a necessidade de condutas éticas que estejam em conformidade com os problemas vigentes. O caminho? Sem pretensão de resposta, passa pela quebra da ideia de desenvolvimento observada tão somente a partir do ponto de vista econômico, mas entende-la de uma forma mais abrangente: um novo comportamento, mais ético e apto a pensar na sustentabilidade como tema não apenas do presente, mas como condição de sobrevivência, de dignidade às gerações futuras.

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

Diógenes Carvalho

Referência: parte do material produzido para Prime capatación para agentes estatales em materia de derechos de los consumidores y usuários.  Municipalidad de La ciudad de Santa Fe de La Vera Cruz, em 04/09/2015.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo