ColunaObservatórioPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúde

COLUNA OBSERVATÓRIO. “A decisão de Schirmer sobre a Casa de Saúde. As dúvidas. E uma certeza”

Casa de Saúde e o mantra  eleitoral do “emprego e do desenvolvimento”

Antes de mais nada, a coluna faz uma separação. Não se trata, aqui, de discutir a capacidade administrativa do Hospital de Caridade ou da Scalifra (a entidade mãe da Unifra e do seu braço de saúde, a Sefas). Uma e outra instituição estão acima de qualquer suspeita, sendo absolutamente respeitadas, cada qual “no seu quadrado”. A Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis (Scalifra), inclusive, segundo recente levantamento feito pela revista Amanhã, é apontada como a organização de maior faturamento em Santa Maria. Isso, por si só, mostra sua capacidade gerencial. Ponto.

Fique-se, então, com a questão política, o objeto desse espaço. E aí é que a porca torce o rabo. Fica difícil ao cidadão santa-mariense entender muito bem a decisão do prefeito Cezar Schirmer e de seu vice (e, afinal, secretário de Saúde), José Farret, que trocaram o que (segundo todos os atendidos pela Casa de Saúde e pelo próprio HC) estava funcionando, por conta de uma suposta vontade do secretário estadual de Saúde, Osmar Terra. Há, convenhamos, muitas (mas muitas meeeesmo) dúvidas pairando sobre essa decisão.

Dito isto, há uma convicção. Schirmer, durante toda a campanha eleitoral, desfiou um mantra: “serei o prefeito do emprego e do desenvolvimento”. Isso, ao lado do “malfeito e do bem-feito”, foi o mote do proselitismo que o levou à vitória. Pois, agora, não importando quem pague a conta financeira (algo que, provavelmente, se não houver algum tipo de acordo, a Justiça acabará decidindo), o certo é que haverá cerca de 200 desempregados.

A Sefas, conforme o convênio já firmado, leva as instalações, mas não os trabalhadores. São duas centenas de famílias que, de uma hora para outra, depois de acostumadas a ser tratadas com absoluta correção profissional, estarão no olho da rua.

Chega-se aí à certeza absoluta: esses desempregados cairão no colo do prefeito Cezar Schirmer. E, ao contrário dos da Santa Fé Vagões, para ficar noutro exemplo ruim, por uma decisão direta dele.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. e o pior que este sujeito vai levar um montão de votos de nossa cidade afinal ele é candidatíssimo a Deputado Federal, em troca de muita confusão e pouca solução.
    SANTAMARIENSES PELO AMOR DE DEUS CHEGA DE ELEGERMOS OS ESTRANGEIROS QUE SÓ VEM EM NOSSA CIDADE DE 4 EM 4 ANOS (POLITICO COPA DO MUNDO ) como diria o ex- prefeito valdeci.
    TEMOS PESSOAS CAPACITADAS EM SANTA MARIA“PENSEM NISSO´´ E VOTE
    Obs. Notaram como apareceu deputados em nossa cidade nos últimos meses, porquê será?

  2. Esta situação era prevista! Quando não deu certo o plano do Sr. Osmar Terra de “entregar” a Casa de Saúde para um grupo hospitalar de Porto Alegre dava para prever que o Caridade iria, mais cedo ou mais tarde, pagar pelas preferências do Secretário de Saúde do Estado. Não são apenas os 200 empregos que estão em risco. Como era corrente, e agora confirmado, a UNIFRA pretende criar o curso de Medicina e daí a necessidade de um Hospital Escola que deveria ser construido e agora não mais. Resultado: a saúde de Santa Maria perdeu mais um Hospital!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo