AssembleiaEstadoPolítica

EXTRA. Assembleia acaba de aprovar o aumento do ICMS. Preços de bens e serviços mais caros em 2016

Jorge Pozzobom não seguiu orientação do PSDB e votou contra aumento do ICMS, assim...
Jorge Pozzobom não seguiu orientação do PSDB e votou contra aumento do ICMS, assim…

O governador José Ivo Sartori acaba de obter, numa sessão iniciada à tarde e que segue pela madrugada, na Assembleia Legislativa, a principal vitória política nos seus nove meses iniciais de governo: a partir de janeiro, os gaúchos pagarão mais por todos os bens e serviços que adquirirem. Como regra, perto de 7% para bens de consumo, inclusive alimentos, e até 15% em serviços como o de telefonia e de TV a cabo.

Tudo isso por conta do ponto percentual adicional (17% para 18%) no ICMS de uma forma geral, e de cinco pontos (20%¨para 25%) no caso dos serviços. Para isso, mobilizou o governo e sua bancada e com raras defecções, inclusive a do santa-mariense Jorge Pozzobom, derrotou a oposição – que contou com o voto do outro santa-mariense, Valdeci Oliveira.

...como o outro parlamentar santa-mariense, o petista Valdeci Oliveira. Os dois perderam
…como o outro parlamentar santa-mariense, o petista Valdeci Oliveira. Os dois perderam

É verdade que teve de fazer uma concessão: acordou uma emenda que restringiu a três anos (o tempo de seu governo) o ICMS maior: 28 votos favoráveis contra 23. Mas, como no futebol, o que interessa é o resultado. Sartori ganhou. Na votação do principal, apenas um voto de diferença: 27 a 26. Mas levou.

E, se se a projeção do governador estiver certa, e a economia não se retrair ainda mais, por conta de um provável consumo reduzido (em função do preço maior a ser cobrado por quem paga o imposto diretamente), ele terá R$ 2,5 bilhões anuais adicionais no orçamento já em 2016. Diz que ainda é insuficiente para alcançar o equilíbrio das contas públicas. Mas foi assim que decidiu começar.

EM TEMPO – as fotos que ilustram esta nota são da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa: Marcelo Bertani (Pozzobom) e Wilson Cardoso (Valdeci)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Do princípio, se a eleição fosse Larry, Moe ou Curly Joe contra Tarso, votaria em qualquer um dos três primeiros. Não importa qual, por pior que fosse, seria melhor do que Tarso, o intelectual.
    Dito isto, é um pouquinho pior do que dizem. ICMS é calculado por dentro. Tem um pedaço da lei complementar que afirma:"Integra a base de cálculo do imposto… o montante do próprio imposto".
    Tertius, anos atrás Paulo Paim afirmou veementemente que votaria pelo aumento do salário mínimo. Foi chamado ao Planalto e, depois do papo com Dilma, a serena e competente, votou com o governo aprovando aumento menor. Na hora de pedir voto são os aposentados, na hora de votar é o partido.
    Valdeci, o inovador, fez o óbvio, é oposição, mas se governo fosse com certeza votaria diferente. É do time de Paim.
    Por mais correto que alguém ache o voto de Pozzobom, o veemente, quem defende o fortalecimento dos partidos não pode aplaudir a atitude. Ainda: não é possível definir se o voto foi por convicção ou por interesse no próximo pleito municipal.

  2. Quero aqui dar meus parabéns ao povo Gaucho, por ter escolhido o Gov. Sartóri, pois por ser um povo politizado e sabe o quer e ontem com um pouco de atraso ele começou a governar para os 64% que votaram nele, só espero não ver ninguem chorando com o preço da gosolina, luz, e alimentos, pois cada um tem o que merece, pena que quem não esta naquele percentual vai pagar junto, pois temo tomando pau dos dois lados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo