EXTRA, EXTRA. Dois prédios evacuados no centro da cidade. Tremor assustou os moradores e a Defesa Civil
![Moradores dos edifícios Pampa e Augusto sentiram forte tremor por volta das 8 e meia desta noite. Fenômeno pode ter ligação com terremoto ocorrido no Chile e Venezuela](https://img.claudemirpereira.com.br/2015/09/tremor.jpg)
A especulação (e por enquanto é isso mesmo) é que o fenômeno sentido em Santa Maria teria sido reflexo de terremoto de grande magnitude acontecido mais cedo no Chile e no Peru, inclusive com risco de tsunami. O fato, porém, é que estremeceram prédios por aqui e moradores foram evacuados, como detalha a versão online do jornal A Razão. A reportagem é de Fabrício Minussi, com foto de Deivid Dutra. Acompanhe:
“Tremor faz Defesa Civil evacuar dois prédios do Centro de Santa Maria…
… A Defesa Civil Estadual orientou a evacuação de dois prédios do centro de Santa Maria no início da noite desta quarta-feira. A medida se deu após várias ligações ao Corpo de Bombeiros e Brigada Militar de que um forte estrondo teria sido sentido, seguido de um tremor das estruturas. O fato teria ocorrido por volta das 20h30. Moradores dos edifícios Pampa e Augusto deixaram os apartamentos. O trânsito na Rua Floriano Peixoto, esquina com a Rua Alberto Pasqualini foi interrompido.
Segundo o coordenador Regional da Defesa Civil Estadual, Major Gerson Freitas Marques, ninguém ficou ferido. Ainda na noite desta quarta-feira engenheiros do setor de Obras da Prefeitura foram acionados para verificar a situação dos dois prédios. Já os Bombeiros infoirmaram de que o tremor também teria sido sentido no Royal Plaza Shopping e nos edifícios Guilherme Kapp, Vitória Garden, Ymembui e Vila Bela.
No Edifício Ymembui, que fica no Calçadão Salvador Isaia, os moradores deixaram o prédio assustados. A jornalista Bruna Castro, de 26 anos, relata que o clima ficou bastante tenso. “Estava no quarto, no notebook, quando senti que não conseguia ficar parada… As meninas com quem divido apartamento também sentiram o tremor. Aí descemos as escadas. Pensei que estivesse tendo uma tontura. Minha cabeça balançava. Nunca me aconteceu nada parecido. Foi bem assustador. Uma das minhas colegas não quis mais dormir no prédio”, relatou.
Uma moradora do Edifício Pampa que pediu para não se identificar disse que o tremor teria sido sentido de forma mais intensa no 15º andar. Já aposentada Aracéllia Medina, moradora do 14º andar do prédio, disse que, em determinado momento, também sentiu algo parecido com uma tontura.
“Olhei para as cadeiras. Elas se mexiam de um lado para outro. Dava para ver na sombra. Iam de um lado para outro como se estivessem balançando. Muito estranho. Até achei que estava tendo uma crise de labirintite”, narrou a aposentada. Ela confirmou que os Bombeiros e a Defesa Civil orientaram a todos que deixassem o prédio para que ele pudesse ser vistoriado.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Adelar Vargas, disse que o pórgão chegou a receber relatos de que o tremor teria sido sentido no shopping. “Averiguamos e constatamos que não houve qualquer tipo de transtorno”, disse Adelar.
A repórter Joyce Noronha estava no Royal Plaza Shopping no momento em que teriam ocorrido os tremores. Segundo ela não houve registro de qualquer anormalidade. “Não sentimos nada de diferente. O ambiente era normal, sem que qualquer alteração na segurança”, relatou…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.