TecnologiaUFSM

EXTRA. Reitor assina, em Moscou, acordo para que UFSM tenha a 3ª estação do sistema russo de “GPS”

Acordo de cooperação foi assinado ontem, em Moscou, pelo reitor da UFSM, Paulo Burmann
Acordo de cooperação foi assinado ontem, em Moscou, pelo reitor da UFSM, Paulo Burmann

O sistema de navegação “Glonass”, numa analogia claudemiriana, seria o equivalente ao “GPS”, dos norte-americano e bastante usado no Brasil. Feita essa observação, ao que interessa: o reitor da UFSM, Paulo Burmann, assinou ontem um termo de cooperação em Moscou, onde acontece um evento bilateral no qual o Brasil é representado pelo vice-presidente Michel Temer.

Tá, mas e o que vai acontecer por aqui? Confira mais, no material publicado originalmente pelo portal especializado Sputnik News. A foto é de Romério Cunha, da assessoria de imprensa da Vice-Presidência da República. A seguir:

 “Sistema russo de navegação Glonass terá uma nova estação no Brasil
Brasil e Rússia impulsionam a cooperação espacial durante a nona reunião da comissão intergovernamental Rússia-Brasil sobre a cooperação científica e tecnológica.
O sistema de navegação por satélite russo Glonass vai inaugurar uma terceira estação no Brasil. O diretor da Corporação de Equipamentos de Precisão (NPK-SPP), Yuri Roy, e o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, assinaram o acordo para a construção da instalação.

O sistema Glonass começou a operar no Brasil em fevereiro de 2013.

Além disso, a corporação estatal de energia nuclear russa Rosatom assinou um memorando de entendimento mútuo com a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep).

O documento foi assinado pelo diretor de desenvolvimento da Rosatom, Kiril Komarov, e o presidente da NUCLEP, Wallwitz Jaime Cardoso

O sistema de navegação por satélite russo Glonass foi projetado para fornecer à Rússia os seus próprios dados de navegação para uso militar e civil, bem como para competir com o Sistema de Posicionamento Global americano (GPS) no mercado comercial para dados de navegação.

A competição entre os dois sistemas assumiu maior importância no contexto da crise Ucrânia e as tensões resultantes entre a Rússia e o Ocidente.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Sinal dos tempos. A instalação foi anunciada em abril. Quando sentarem a pedra fundamental sai outra notícia. Quando os russos chegarem para instalar outra. Parece ponte inaugurada várias vezes para render votos.

  2. Crise Ucrânia? Russia anexou parte do território de outro país. Esta tentando anexar outro pedaço. Esta começando a perfurar poços de petróleo no ártico. Esta apoiando o ditador da Síria com equipamentos e tropas.
    Cedem terreno para uma estação de controle, e daí?
    Mais um acordo com resultados duvidosos. Brasil caso ninguém notou, não fica no oriente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo