Deputados. As cartas de cada um, no jogo que vai eleger o presidente da Câmara
A análise não é minha, mas concordo. É do jornalista Ricardo Noblat Será que você também pensa da mesma maneira? Melhor ler antes, não? A seguir:
Presidência da Câmara – O jogo de cada um
No momento, joga-se a preliminar da eleição do futuro presidente da Câmara dos Deputados. O jogo principal só começará ali por fins de janeiro. A eleição está marcada para a primeira semana de fevereiro. Por ora, assim se comportam os principais protagonistas da eleição:
Aldo Rebelo – Tem o apoio de Lula e de uma parcela expressiva do PFL e do PSDB que não deseja ver a presidência da Câmara sob o comando do PT. Diz que “ainda” não é candidato à reeleição, mas é – e pede votos para isso.
Arlindo Chináglia – O líder do governo na Câmara se lançará candidato esta semana com o apoio aparente da maioria da bancada do seu partido. Espera atrair o apoio da maioria da bancada do PMDB. PT e PMDB juntos elegerão quem quiser.
PMDB – Prepara-se para decidir ter candidato a presidente da Câmara, mas está interessado mesmo é em ampliar sua participação no governo. Como deverá reeleger Renan Calheiros presidente do Senado, sabe que a vaga de Aldo não lhe caberá. Poderá fechar com Aldo ou com Chináglia, a depender do que faça Lula.
Lula – Quer a reeleição de Aldo e de Renan. Mas se conformará com qualquer nome na presidência da Câmara que seja capaz de manter unida a base de apoio ao governo formada por uma dezena de partidos. Não admite mais de um candidato da base. Teme que se repita o episódio Severino Cavalcanti – na época, o rei do chamado “baixo clero”, que acabou eleito porque a base de apoio ao governo se devidiu entre dois candidatos.
Inocêncio Oliveira – Ninguém conhece melhor do que ele as entranhas da Câmara. Ninguém tem mais prestígio do que ele junto ao “baixo clero”. Ex-PFL, ex-PMDB, atualmente no PL, pode repetir o êxito de Severino se enxergar alguma chance disso…
SE DESEJAR ler mais textos sobre este e outros temas correlatos, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço www.noblat.com.br.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.