Mídia. Lula, campeão dos campeões em notícias negativas nos jornais e revistas brasileiros
O Observatório Brasileiro de Mídia continua seu trabalho acadêmico de monitoramento das notícias dos principais jornais e revistas do país, acerca da sucessão presidencial. De longe, Luiz Inácio Lula da Silva é o mais atacado. Entre os jornais (Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Globo, o atual presidente é citado em mais de 500 notas, entre 7 e 13 de outubro. Em 59,1% delas, a abordagem é negativa. Nas revistas (Veja, IstoÉ, Época e Carta Capital), o índice é ainda pior para Lula: 70%.
Mas há uma mudança no comportamento dos grandões da mídia brasileira. Também cresceu o número de notícias negativas em relação ao desafiante ao principal posto da Nação, Geraldo Alckmin. Você quer mais detalhes? Leia a reportagem a respeito publicada no Comunique-se, site especializado em comunicação:
OMB: Lula continua campeão
Na reta final das eleições, o candidato a reeleição Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo o mais atacado nos cinco jornais e nas quatro revistas pesquisadas pelo Observatório Brasileiro de Mídia (OBM). As matérias negativas sobre o candidato tucano Geraldo Alckmin também cresceram, mas mesmo assim, a rejeição de Lula não caiu.
No período de 07 a 13/10, o OBM encontrou 533 abordagens sobre os dois candidatos e o presidente Lula registradas nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Globo. Destas, Lula é citado em 315 (59,1%) das quais 45,1% de forma negativa, contra 27,6% neutras e 27,3% positivas.
Gabriel Mendes, cientista político do Doxa, instituto que nestas eleições faz o mesmo trabalho desenvolvido pelo OBM, analisa como massacre o que está acontecendo com o atual presidente. É inegável que ele está sendo atacado. Dizer o contrário é ingenuidade. Agora se ele merece ou não ser massacrado é outra questão.
Pela terceira vez neste período eleitoral, Alckmin aparece como também tendo uma maior quantidade de matérias negativas do que positivas. Foram 203 reportagens sobre o candidato tucano, e destas, apenas 27,1% foram positivas.
Segundo os pesquisadores do OBM, a queda do número de matérias positivas para Alckmin envolvem uma série de fatores. Destacam-se os resultados do primeiro debate na televisão, realizado pela TV Bandeirantes, e também a divulgação das últimas pesquisas de intenção de voto feitas pelo Datafolha e pelo Ibope, que apontam Lula na liderança com mais de 50%. Aliado a isto, estaria a dificuldade do candidato do PSDB de se livrar da imagem de privativista e as recentes declarações de seu assessor econômico, Yoshiaki Nakano, propondo cortes no orçamento da ordem de R$ 60 bilhões, diz o relatório.
O caso das revistas (Veja, IstoÉ, Carta Capital e Época) é bem pior para Lula. Das matérias nas quais ele é citado, 70% são negativas, 20% são neutras e…
SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página do Comunique-se na internet, no endereço http://www.comunique-se.com.br/.
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