DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. A saúde do homem, a reunião de Schuch com Pimenta, a segurança na Romaria…

Habilitação na Lei Paulo Gustavo, Destaque Cultural e o edital do Funcultura

Por Paulo André Dutra

Monitoramento em tempo real no CIOSP por operadores dedicados exclusivamente ao acompanhamento da Romaria, com atividades desde sexta (Foto Alex Cáceres/Arquivo Prefeitura)

* Para garantir a tranquilidade aos romeiros, o CIOSP articula operação conjunta dos órgãos de segurança na 80ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira.

* 30 câmeras de vigilância no trajeto serão ferramentas para inibir crimes ou identificar possíveis praticantes de delitos.

* “Mesmo que um determinado crime não seja flagrado no ato, a identificação posterior é garantida, permitindo que as forças policiais identifiquem e detenham os responsáveis”, afirma o superintendente do CIOSP, Sandro Nunes.

* A comercialização de produtos, nos espaços físicos ou de ambulantes, é permitida entre 7h e 17h, apenas no domingo. A fiscalização atuará para coibir irregularidades.

* Neste Novembro Azul, mês em alusão à saúde do homem, a Secretaria Estadual da Saúde chama a atenção para os altos índices de mortalidade masculina por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Dados por macrorregião do Rio Grande do Sul. Diabetes mellitus, neoplasias, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas fazem parte das DCNT (Imagem de reprodução)

* Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade prematura – entre 30 e 69 anos – de homens no Rio Grande do Sul por DCNT’s é 42% maior do que a da população feminina.

* “A população masculina busca menos os serviços de saúde, o que impacta os dados”, explica a especialista em saúde da Política Estadual de Saúde do Homem da SES, Talita Donatti.

* Rio Grande do Sul, apenas 35% dos atendimentos realizados na atenção básica são para homens.

* Prefeitura divulgou nesta quarta-feira (8) resultado definitivo da etapa de habilitação aos editais municipais da Lei Paulo Gustavo. Confira AQUI.

* Também para a área da cultura, abriu nesta quarta-feira o edital Funcultura, que vai financiar 14 iniciativas artísticas culturais de Santa Maria em um total de R$ 200 mil.

* Artistas e produtores culturais terão até as 23h59min de 18 de novembro para se cadastrarem no edital que vai selecionar projetos culturais que visem ao desenvolvimento e incentivo ao empreendedorismo criativo no município.

* Aberta a votação popular online para o Prêmio Destaques da Cultura, realizado pela Prefeitura. É preciso acessar o formulário online e acessar através de conta no Google. Confira AQUI.

* Em Brasília, o reitor da UFSM Luciano Schuch entregou (confira a imagem acima, do Facebook do Gabinete do Reitor) ao Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, pedido de pactuação do campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS), com uma carta de apoio do Grupo Pró Cachoeira.

* O que se pretende é concluir o processo iniciado ainda no Governo Dilma e retomado em julho para a estruturação do campus.

* Schuch foi a Brasília participar do XXII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas para tratar do papel das Universidades no Desenvolvimento Econômico. Participam universidades do Brasil, Portugal e Espanha.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo