CidadaniaSanta MariaSegurança

VERGONHA. Polícia Civil investiga violência contra senegalês. Mas tem dúvida se foi caso de “xenofobia”

Cheikh Oumar Diba, 25 anos, teve parte do corpo queimado: atrocidade foi cometida no sábado
Cheikh Oumar Diba, 25 anos, teve parte do corpo queimado: atrocidade foi cometida no sábado

Ficou com a Polícia Civil a investigação sobre a atrocidade cometida no sábado contra o senegalês Cheikh Oumar Foutyou Diba. O imigrante, de 25 anos, foi ouvido nesta segunda, pelo delegado regional Sandro Meinerz, que, em princípio, DECLAROU ao jornal A Razão que não se trata de um crime de xenofobia, embora não tenha dado detalhes.

Diba, como este sítio registrou ao longo do dia recém-terminado, recebeu solidariedade dos governos do Estado e do Município, da Assembleia Legislativa (via Valdeci Oliveira), de outras organizações e de amplos setores da comunidade, além da própria Presidente da República, Dilma Rousseff. Mas a investigação prossegue, até agora sem êxito. Em tempo: segundo o próprio Meinerz, a investigação, que seria da Polícia Federal, passou para a Civil ao ser constatado que o imigrante está legalmente no País.

Mais sobre o caso, suas decorrências e a própria ação das autoridades você tem no material originalmente publicado pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A foto é uma reprodução da RBS/TV. A seguir:

 “Polícia investiga se senegalês foi vítima de assalto ou xenofobia no RS

…A Polícia Civil investiga se o senegalês Cheikh Oumar Diba, de 25 anos, foi vítima de um assalto ou de crime de xenofobia em Santa Maria, na Região Sul do Rio Grande do Sul. O estrangeiro teve parte do corpo queimada após o colchão em que dormia ter sido incendiado na Avenida Rio Branco durante o final de semana.

“Assalto é a vertente mais provável. É a primeira hipótese, mas não temos elementos ainda”, disse o delegado regional de Santa Maria, Sandro Meinerz, que recebeu a ocorrência da Polícia Federal.

O crime foi registrado na manhã deste sábado (12). Segundo a Brigada Militar, três homens colocaram fogo no colchão e levaram a maleta de bijuterias que o imigrante vendia, além de R$ 500 e o par de tênis que ele calçava.

Meinerz afirma que não havia câmeras de segurança na região, e diz que a polícia procura por testemunhas do crime. Ainda nesta segunda-feira (14), Diba prestaria depoimento sobre o caso.

“Temos de buscar imagens e testemunhas e tentar achar algumas coisas, trabalhar em cima da descrição da vitima, se é que ele consegue descrever alguma coisa, pois era de noite e estava dormindo”, disse o delegado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo