AssembleiaCidadaniaPolíticaSegurança

VERGONHA. Solidariedade a Cheikh Diba chega de deputado, governo do Estado e também da Presidente

Dilma utilizou o Twitter para fazer sua manifestação de solidariedade e anunciar atitudes
Dilma utilizou o Twitter para fazer sua manifestação de solidariedade e anunciar atitudes

Não se sabe ainda os autores da atrocidade cometida contra o imigrante senegalês Cheikh Oumar Foutyou Diba, na manhã do último sábado. O caso, originário na Polícia Federal, ficou mesmo é com a Polícia Civil gaúcha. E sobre isso, e as investigações, você terá nota específica, mais tarde. Mas o fato é que, pelo menos, a situação do cidadão está merecendo a solidariedade devida. Da sociedade, que tem se manifestado maciçamente nas redes sociais e outros meios disponíveis. E também por autoridades que, afinal de contas, também têm suas responsabilidades.

São os casos específicos, como você lerá a seguir, da Presidente da República, em MATERIAL do G1, o portal de notícias das Organizações Globo, do deputado Valdeci Oliveira (que levará a tema à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa) e do Governo do Estado, através da secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Todas as manifestações você confere a seguir:

Dilma lamenta agressão a senegalês no RS e pede investigação à PF

…A presidente Dilma Rousseff comentou nesta segunda-feira (14) em sua conta no microblog Twitter o episódio envolvendo o senegalês queimado enquanto dormia na rua em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Cheikh Oumar Diba, de 25 anos, sofreu queimadura nas pernas.

Lamento profundamente o incidente envolvendo o senegalês Cheikh Diba, que foi incendiado enquanto dormia na calçada, em Santa Maria (RS). Este é um ato criminoso que deve ser investigado e o(s) responsável(is) severamente punido(s)”, postou a presidente.

Dilma disse ainda que o Brasil é “um país formado em sua esmagadora maioria por imigrantes” e que o episódio “ofende nossa histórica tradição de acolhida e respeito aos imigrantes que vêm ao Brasil construir suas vidas”.

“Reafirmo meu repúdio a toda forma de violência, intolerância e ódio. Combatemos a xenofobia que está se tornando o pior dos males deste século. Determinei à Polícia Federal que abra inquérito”, escreveu a presidente.

Valdeci pede que Assembleia acompanhe caso do ataque a senegalês

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) repudiou o ataque ao senegalês Cheikh Oumar Foutyou Diba, registrado no último sábado (12), em Santa Maria…

…Valdeci vai encaminhar requerimento para que a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa acompanhe de perto as investigações do caso. Na quarta (16), ele vai participar da reunião ordinária da CCDH para tratar do tema. “É preciso punir exemplarmente os responsáveis por esse atentado bárbaro, que depõe contra a imagem de Santa Maria. A cidade é conhecida justamente por bem acolher todas as pessoas. Não podemos tolerar ou banalizar um acontecimento desses. Toda solidariedade e apoio à vítima na sua recuperação física, psicológica e social”, afirmou Valdeci, que é presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo, à Homofobia e à Discriminação.” (Por Tiago Machado, texto e foto)”

Frente contra o Racismo e Comissão de Direitos Humanos da AL devem tratar do tema
Frente contra o Racismo e Comissão de Direitos Humanos da AL devem tratar do tema

NOTA DA SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

‘A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos lamenta e repudia o ato desumano de violência praticado contra o imigrante senegalês Cheikh Oumar Foutyou Diba, 25 anos, que teve parte do corpo incendiado, enquanto dormia, na Avenida Rio Branco, na área central de Santa Maria, na manhã do último sábado (12).

Por determinação do secretário Cesar Faccioli toda a estrutura da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos foi mobilizada para dar atenção ao senegalês. Outros órgãos do Estado também foram acionados com o mesmo fim, incluindo a assistência integral à saúde da vítima, a partir do contato dos secretários Cesar Faccioli e João Gabardo.

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos acompanha as investigações para que o crime seja totalmente esclarecido e os responsáveis identificados e punidos, renovando integral confiança na efetividade do sistema de justiça do Estado. Também foi feito contato com autoridades do Ministério da Justiça, em Brasília, e estão sendo programadas reuniões com o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, e com o Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas (Comirat), para a adoção de medidas conjuntas para que tais fatos não voltem a ocorrer.  

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos seguirá com sua política de acolher e encaminhar os imigrantes, incentivar os municípios a criarem seus comitês de atendimento aos migrantes e continuará trabalhando pela regulamentação do programa nacional de acolhimento aos imigrantes, seguindo as diretrizes  humanitárias do governo do Estado.’”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Aguardando seus comentários sobre esse 'tadinho'. cutela e caldo de galinha nunca fazem mal. Mas opiniões sem conhecimento. E isso é só o começo. Vamos parar de ser ingênuos. Malandro é malando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo