Economia

NÃO CUSTA LEMBRAR. Juro básico de um dígito, a alegria que só durou um ano

Confira a seguir trecho de nota que publiquei bem na madrugada de 11 de junho de 2009, uma quinta-feira:

Economia. Brasil tem menor juro básico (9,25%) da história. Ainda assim, é o 3° maior do mundo

Pela evidente importância, reproduzo nota que publiquei perto das 9 da noite de ontem, com informações da versão online de Zero Hora e também da Agência Brasil. Acompanhe:

“EXTRA. Juro básico da economia cai para 9,25%, o menor índice da história econômica brasileira

O Comitê de Política Monetária do Ministério da Fazenda acaba de divulgar, após dois dias das reuniões que acontecem a cada mês e meio, o nova taxa selic, o juro básico da economia. E, pela primeira vez na história, o índice é inferior a 10% – 9,25%, para ser mais exato. Ainda assim, ele é estupidamente elevado – o terceiro maior do planeta. Para mais detalhes da decisão do Copom, acompanhe reportagem publicada pela versão online do jornal Zero Hora, com informações da Agência Brasil. A seguir:

Banco Central reduz juro para 9,25% ao ano…

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juro (Selic) em um ponto percentual. Com isso, o juro básico da economia caiu de 10,25% ao ano para 9,25% ao ano e fica, pela primeira vez na história, abaixo de dois dígitos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, inclusive a notícia que a originou, CLIQUE AQUI     

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, reunido em Brasília entre terça e quarta, acabou com a “alegria”. Com um aumento de 0,75%, a taxa básica de novo ultrapassou os 10%.  Não tenho a informação disponível, mas desconfio que o juro brasileiro voltou a ser campeão do mundo. É, isso sim, uma vergonha.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo