Arquivo

Operação Rodin (2). Vai começar, de fato, a CPI do Detran. E o nervosismo tende a aumentar

Os dirigentes do Detran à época do governador Antônio Britto serão os primeiros ouvidos pelos deputados que integram a CPI do Detran, na Assembléia Legislativa. Depois virão os demais, dos governos Olívio Dutra, Germano Rigotto e Yeda Crusius. Sobrarão fortes emoções, é o que se imagina. Especialmente se tudo o que disseram à Polícia Federal os últimos presidentes da autarquia for repetido diante dos parlamentares.

 

A propósito da rotina estabelecida nesta quarta-feira, e do início efetivo dos depoimentos das testemunhas convocadas, confira o material publicado pela Zero Hora.Com e que, imagino, também esteja disponível na versão impressa do jornal. No final, um acréscimo claudemiriano. A seguir:

 

“CPI do Detran define agenda de depoimentos para segunda-feira

Primeiros a serem ouvidos são dirigentes da época do governo Britto

 

Foi anunciada nesta manhã a ordem de depoimentos para a próxima segunda-feira na CPI do Detran. Serão ouvidos separadamente, a partir das 14h, no Plenarinho da Assembléia, os ex-presidentes do órgão Nereide Tolentino e Djalma Gautério, além do ex-diretor-técnico Cleonir Bassani – os três ocuparam os cargos entre 1997 e 1998, durante o governo Antônio Britto.

A intimação foi expedida por ordem do presidente da comissão, Fabiano Pereira (PT). Segundo ele, todos falam como testemunhas. A CPI investiga uma frade de R$ 40 milhões no Departamento Estadual de Trânsito.

Se a ordem cronológica for mantida, os próximos a ser chamados serão os dirigentes à época do governo Olívio Dutra, Luiz Carlos Bertotto (1999 a 2000) e Mauri Cruz (2001 a 2002). Na seqüência, viriam Carlos Ubiratan dos Santos (2003 a 2006), da gestão Germano Rigotto, e Flávio Vaz Netto (janeiro a novembro de 2007) e…”

 

ACRÉSCIMO CLAUDEMIRIANO: é bastante provável que o interesse (óbvio, cá entre nós) de uns e outros, na CPI, em impedir o pleno esclarecimento dos fatos, pelos evidentes laços políticos de uns e outros, a Comissão perca o controle. E tudo venha a tona, como é o que deseja, aliás, a sociedade.

 

Assim, mais que os próprios dirigentes do Detran, são aguardadas com peculiar interesse, pelo menos no que toca a Santa Maria, as falas dos ligados à boca do monte. Não há data, nem aprovação prévia, mas a idéia, pelo menos do presidente da CPI, Fabiano Pereira, é convocar todos os depoentes à Polícia Federal. Aí, a cidade poderá saber o que dirão os já indiciados locais: Dario Trevisan de Almeida (professor da UFSM), Ferdinando Fernandes (sócio da Pensant), José Fernandes (ex-professor da UFSM e sócio da Pensant Consultores), Luciana Carneiro (funcionária da Fatec), Luiz Carlos de Pellegrini (ex-diretor-presidente da Fatec), Rosmari Greff Ávila Silveira (servidora da UFSM), Rubem Hohër (ex-servidor da UFSM e sócio de empresa subcontratada pela Fundae) e  Silvestre Selhorst (Secretário executivo da Fatec). Não constam aqui, claro, os ainda não indiciados pela PF, e que igualmente poderão ser ouvidos.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “CPI do Detran define agenda de depoimentos para segunda-feira”, publicada na Zero Hora.Com.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo