Arquivo

É festa.E não é que o Congresso ainda não descobriu o festival das comendas e medalhas de SM?

Boa parte das sessões realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado é destinada a um fim único: homenagear algo ou alguém. Pode ser um fato (nem sempre desimportante, diga-se) ou uma pessoa ou uma instituição. E assim se vai a vida no plenário do parlamento.

 

E olha que deputados e senadores ainda não descobriram a farra das medalhas e comendas implantada na Câmara de Vereadores de Santa Maria, na Legislatura que (ufa!) está encerrando. Aí, sim, só chamando a Medianeira, para agüentar. A propósito das homenagens parlamentares, confira reportagem publicada no sítio Espaço Vital. A seguir:

“15% das sessões de Câmara e Senado foram destinadas a homenagens em 2008

Em 15,8% das sessões realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado desde o início do ano até o fim de novembro, não foram votados projetos de lei nem discutidas propostas que tramitam na Casa.  Nessas sessões, o tema da pauta foram aniversários de cidades, entidades e empresas, comemorações de datas, como o Dia do Trabalho, e de profissões, como o Dia do Administrador e o Dia do Radialista.

O número de pedidos para homenagens é ainda maior. Na Câmara, foram apresentados 209 requerimentos este ano, mas apenas 54 se transformaram em sessões. Os requerimentos passam pela análise da presidência da Casa. No Senado, onde houve 29 sessões especiais (para homenagens), os requerimentos são aprovados por votação simbólica.
 
É comum os parlamentares apresentarem temas ligados a seus estados de origem. O deputado Sebastião Rocha (PDT), do Amapá, foi o autor do requerimento de sessão de homenagem aos 250 anos da capital do Estado, Macapá. Em agosto, o Senado homenageou o Centro Universitário de Brasília (UniCeub), iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).  O deputado João Matos (PMDB) e a senadora Ideli Salvatti (PT), os dois da bancada de Santa Catarina, pediram homenagens a um conterrâneo famoso, o tenista Gustavo Kuerten. A sessão ainda não foi realizada…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “15% das sessões da Câmara e Senado foram destinadas a homenagens em 2008”, publicada pelo sítio especializado Espaço Vital.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo