Câmara de Vereadores

CÂMARA. Seis não devem concorrer à reeleição

POR MAIQUEL ROSAURO

O jornal A Razão realizou uma pesquisa junto aos vereadores de Santa Maria para descobrir os planos de cada edil para o próximo ano. Dois 21 parlamentes, seis afirmaram que não irão concorrer à reeleição. Confira abaixo na matéria de Joyce Noronha.

Um terço dos vereadores não vai à reeleição

A atual legislação eleitoral define que prefeitos, governadores e o presidente da República têm direito a um mandato de quatro anos e, depois, podem tentar a reeleição, para mais quatro anos de governo. Ao fim do segundo mandato, por um pleito, o político não pode se candidatar a cabeça de chapa majoritária. O mesmo, porém, não ocorre para vereadores, senadores, deputados estaduais e federais. Por isso, Santa Maria tem parlamentares com até mais de 20 anos de vereança. Mas para 2016, o quadro parece que terá algumas mudanças. Um terço dos vereadores afirma que não pretende tentar a reeleição.

Outros rumos
Dos 21 parlamentares, Marcelo Bisogno (PDT) e Werner Rempel (PPL) deixam claro que o pleito do próximo ano será de novos desafios e afirmam que vão tentar o cargo de prefeito. Por outro lado, João Carlos Maciel (PMDB), Luiz Carlos Fort (PT), Paulo Airton Denardin (PP) e Sandra Rebelato (PP) relatam que não querem concorrer para o Legislativo.

Maciel declara que foi um pedido da família, principalmente das duas filhas, para que ele deixe a política. Ele diz que os “ataques” que recebeu este ano, afetou muito as pessoas próximas a ele. O peemedebista lamenta o desgosto com a “politicagem que encontrei pelo caminho” e comenta que queria fazer mais por Santa Maria, mas não o deixaram trabalhar.

Sandra e Fort, ambos no segundo mandato, comentam que está na hora de renovação na Casa. E Denardin, que está no sexto mandato, diz que trabalha com o partido na construção de um plano, mas não quer ser candidato ao parlamento municipal.

Na quinta-feira, o parlamentar Jorge Trindade (sem partido), o Jorjão, estava de atestado médico. O jornal A Razão tentou contato com Jorjão na sexta-feira. Segundo a assessoria dele, o vereador estava em reunião e não poderia atender. Um recado foi deixado para que ele retornasse à reportagem. Até o fechamento desta edição não retornou aos contatos.

O vereador enviou nota à imprensa na quarta-feira, para comunicar que se está se desligando do PT para ser integrar a Rede Sustentabilidade. Jorjão será um dos fundadores da Rede em Santa Maria e deve ser candidato para a Câmara ou para a Prefeitura.

CLIQUE AQUI e leia a matéria na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Apenas uma correção, Vereador Fort está em seu terceiro mandato. Foi eleito pela primeira vez em 2004, sendo o Vereador mais votado do Partido dos Trabalhadores. Foi reeleito nas duas eleições seguintes.

  2. Deveria ser lei,em todos os cargos políticos com direito á uma única reeleição,para que certos politiqueiros não se eternizem no poder…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo