Meio AmbientePrefeituraSanta Maria

CIDADE. Palacete da SUCV recebe relatório amplo sobre efeitos da chuvarada sobre a população de SM

Em reunião, Schirmer recebeu relatórios dos danos causados pela chuva em Santa Maria
Em reunião, Schirmer recebeu relatórios dos danos causados pela chuva em Santa Maria

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, convocou reunião extraordinária com o secretariado.. para avaliar e discutir os danos causados pelas fortes chuvas no município. Acompanhado pelo vice-prefeito, José Haidar Farret, o chefe do Executivo recebeu relatórios das pastas envolvidas diretamente com as ações emergenciais aplicadas pela prefeitura nos últimos dias.

Schirmer pediu que a situação continue sendo monitorada nos próximos dias, visto que os institutos de meteorologia estão prevendo mais chuva na região a partir de quarta-feira. “A força tarefa que está sendo realizada deve ser mantida. A previsão de mais chuva nos coloca em alerta”, afirmou. Os secretários apresentaram relatórios ao prefeito, apresentando levantamentos e ações emergenciais já realizadas, tanto na área urbana quanto rural.

De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Adelar Vargas, 423 casas foram atingidas no perímetro urbano e outras 300 residências ficaram ilhadas no Passo do Verde, totalizando 723 moradias prejudicadas pelos 286 milímetros de chuva registrados nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil, neste momento há 32 famílias desabrigadas e alojadas em centros comunitários e 104 estão em casa de parentes. Adelar Vargas também relatou que, nos últimos dias, cerca de 50 toneladas de lixo foram depositados nas ruas. No entanto, a prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, Obras e Serviços, já está recolhendo e dando descarte adequado aos entulhos.

Em um relatório prévio, a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços informou ao prefeito que 80% das estradas do interior foram danificadas, 24 pontes foram levadas pela água e 28 bueiros que dão acesso à galerias foram destruídos, fora os locais onde as frentes de trabalho ainda não conseguiram chegar. Segundo o secretário Tubias Calil, a pasta está atuando com cinco frentes de trabalho em diversas regiões de Santa Maria, para sanar os danos de forma emergencial. “Acreditamos que será necessário de seis a sete meses para a recuperação total do que foi danificado, se o clima nos der condições. Só no interior foram aproximadamente 400 km de estradas prejudicadas”, explicou.

Na Educação, de acordo com o relatório prévio apresentado pela secretária Silvana Guerino, todas as escolas municipais estão fechadas nesta terça-feira (13), em função do feriado antecipado pelo Dia do Professor. “Isto nos dá condições de vistoriar os locais para avaliar os estragos. Sabemos que 15 escolas foram atingidas e já vamos ter um condições de apresentar um levantamento mais completo a partir desta quarta-feira (14)”, informou.

Na pasta do Desenvolvimento Social, segundo o relatório apresentado pela secretária Margarida Mayer, quatro grupos de assistentes sociais estão visitando as pessoas atingidas. Mais de 200 famílias foram atendidas e cadastradas durante o último final de semana. “Entre as ações, estamos identificando cada caso. Como plano emergencial, fazemos o encaminhamento de documentos perdidos ou extraviados e monitoramos a entrega de donativos. Tudo o que está sendo arrecadado é distribuído a partir do cadastro realizado pela pasta”, explica a secretária.

Rede de solidariedade segue arrecadando doações: necessidade agora são fraldas, agasalhos infantis e material escolar

Por fim, o prefeito recebeu relatórios dos secretários Magali Marques da Rocha (Habitação e Regularização Fundiária) e Rogério Assis Brasil (da pasta de Comunicação e Programação Institucional). Ambos estão coordenando a entrega de donativos no ginásio do Guarany Atlântico. Magali comentou sobre o grande número de voluntários que participaram do trabalho, durante o final de semana. Foram arrecadados até agora mais de cinco toneladas de agasalhos e cobertores, quatro toneladas de alimentos, 80 colchões, mil pares de calçados e centenas de kits de higiene. A secretária destaca que as maiores necessidades, neste momento, são fraldas, agasalhos infantis e material escolar.

Prefeito determina a criação de um comitê

Ainda tratando sobre os danos causados pela chuva, o chefe do Executivo determinou a criação de um comitê formado por engenheiros da prefeitura para avaliar e emitir laudos técnicos. O grupo deverá fazer um levantamento mais específico das demandas para com ele, compor o relatório comprobatório da situação de emergência no município.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo