CiênciaEducaçãoUFSM

CIÊNCIA. Pela primeira vez, União Internacional de Química Pura e Aplicada tem brasileiro. E é da UFSM

Da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, com informações e foto do sítio da Fapergs

Flores: “distinção para nosso país e em especial para a UFSM, o que me deixa muito orgulhoso”
Flores: “distinção para nosso país e em especial para a UFSM, o que me deixa muito orgulhoso”

“O professor Érico Marlon de Moraes Flores, do Departamento de Química da UFSM, é o novo membro da União Internacional de Química Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Chemistry, na sigla em inglês Iupac). Ele fará parte da Divisão de Química Analítica da organização, sendo o único representante brasileiro da área, e terá direito a voto nas reuniões da divisão.

A indicação ocorreu em agosto no 45º Congresso Mundial de Química, em Busan, na Coréia do Sul. A Iupac destina somente seis vagas internacionais para membros associados nas oito divisões da organização.

A seleção é bienal e tem a participação de cientistas reconhecidos em nível internacional. Além de envolver candidatos qualificados em nível mundial, a eleição dos membros associados é para o exercício de um mandato de dois anos (2016-2017).

“Pelo que me foi informado, é a primeira vez que um brasileiro é eleito para tal cargo, o que entendo ser uma distinção para nosso país e em especial para a UFSM, o que me deixa muito orgulhoso de pertencer aos quadros da UFSM”, destaca Érico, que é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM e diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Sobre a Iupac

A Iupac é uma organização não governamental criada em Genebra, na Suíça, em 1919. Possui como membros todas as sociedades de Química, além de diversas instituições científicas. Foi criada com o objetivo de elaborar as regras da nomenclatura oficial dos compostos químicos. Atualmente, dedica-se a promover o desenvolvimento científico, tecnológico e pesquisas de interesse industrial.

Nas conferências, as divisões apresentam seus relatórios para serem discutidos e publicados após aprovação. Deste modo, a Iupac é um centro internacional onde os mais eminentes especialistas se encontram e permutam ideias e experiências, com o objetivo de conseguir acordos que favoreçam o progresso da química no planeta.

Desde 1960, a Iupac publica regularmente um dos mais importantes periódicos científicos na área de química, o Pure and Applied Chemistry Journal (fator de impacto 2,49), que abrange todas as áreas da química, assim como de outras ciências correlatas.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo