SaúdeUFSM

SAÚDE. Após quase oito anos de espera, aparelho de ressonância magnética do HUSM começa a funcionar

Equipamento de ressonância magnética começou a funcionar na semana passada. Até o momento, são feitos cinco exames por dia

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação/HUSM), da Equipe do Site

O primeiro aparelho de ressonância magnética do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) entrou em operação, de forma parcial, na semana passada. O equipamento, importado dos Estados Unidos, foi adquirido em abril de 2011 ao custo de R$ 1,6 milhão.

Conforme a superintendente do HUSM, Elaine Resener, até o momento são feitos cerca de cinco exames por dia, uma vez que faltam três radiologistas para atuarem no setor.

“Como temos um número enorme de exames, sobretudo, de politraumatismo e câncer, que não podem esperar, deslocamos parte da equipe da Tomografia para a ressonância”, explica Elaine.

Nos cargos de assistente administrativo, enfermeiro e técnico em enfermagem, foram chamados candidatos classificados no concurso anterior. Já para os cargos de médico e técnico em radiologia, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HUSM, buscou os profissionais em sua rede pelo país. Quando a equipe estiver completa, a expectativa é de que sejam feitos exames de ressonância magnética durante o dia inteiro.

“Uma nova convocação está em andamento e estamos aguardando a resposta para esta semana. Se não for possível, vamos solicitar, com apoio do Ministério Público, um processo público simplificado para Santa Maria”, relata a superintendente.

Enquanto o HUSM não possuía o serviço em funcionamento, os exames eram comprados na rede privada. Com o início das operações, mesmo de que forma parcial, Elaine afirmou que não serão renovados convênios com outras empresas e nem serão comprados laudos fora.

Uma longa novela

O aparelho foi entregue em dezembro de 2011 e, no ano seguinte, o HUSM iniciou o projeto arquitetônico do equipamento, que pesa sete toneladas. A obra iniciou em 2014, após três licitações.

Porém, depois de dez aditivos, o contrato foi rompido no Natal de 2015 com quase 90% da obra pronta. O HUSM assumiu a empreitada e finalizou a obra em fevereiro de 2016.

O passo seguinte foi colocar o aparelho para funcionar, processo que passou pela encomenda de peças do exterior pela empresa que vendeu a máquina e a instalação pela fabricante.

Há inclusive uma determinação da Justiça Federal de Santa Maria para que o aparelho funcione com sua capacidade total até o dia 14 de fevereiro, sob o risco de a Ebserh ser multada em R$ 5 mil por dia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo