EconomiaTrabalho

GREVE. Bancários analisam proposta de 0,12% de aumento real. Em Santa Maria, assembleia é amanhã

A greve continua, pelo menos até a realização de assembleias pelo país (foto Reprodução)
A greve continua, pelo menos até a realização de assembleias pelo país (foto Reprodução)

Por MAIQUEL ROSAURO, da Assessoria de Imprensa do SEEB/SM

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu sexta-feira (23) reajustes de 10% para os salários, para a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e para o piso dos bancários. Além disso, oferece 14% de reajuste para os vales refeição e alimentação.

A proposta da Fenaban representa 0,12% de aumento real, o que contrasta com os R$ 36,3 bilhões de lucro que os bancos alcançaram apenas no primeiro semestre deste ano no Brasil (lucro 27,3% superior ao mesmo período do ano passado, ao mesmo tempo em que reduziram 7.107 empregos entre junho de 2014 e junho de 2015). A categoria reivindica reajuste salarial de 16% (incluindo 5,7% de aumento real).

Ontem (24), em nova negociação em São Paulo, Fenaban e Comando Nacional dos Bancários chegaram a um consenso sobre as horas não trabalhadas durante a greve, que teve início em 6 de outubro. Os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas.

Na prática, um dia após a assinatura do acordo, os trabalhadores compensariam, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro. De acordo com a Fenaban, a proposta só é valida até segunda-feira (26).

Logo, o Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região irá convocar a categoria para uma assembleia, nesta segunda, na AABB, em Santa Maria, a fim de deliberar sobre as novas propostas. O horário da assembleia ainda não foi definido, mas será divulgado amanhã de manhã pelo Sindicato.

Nesta segunda-feira, até a realização das assembleias, a greve continua em todo o Brasil. Mais de 40 agências devem seguir paralisadas total ou parcialmente na região Central do Estado.

Desde sexta-feira, também ocorreram rodadas de negociação específica com representantes do Banrisul, HSBC, Itaú e Banco do Brasil. Neste domingo, uma rodada de negociação também estava agendada com a Caixa Econômica Federal. Informações sobre as rodadas específicas, assim como a proposta da Fenaban na íntegra, podem ser acessadas no site www.bancariossm.org.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo