Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna deste sábado, o objetivo dos pequenos e médios partidos. Sim, é mesmo a Câmara

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição deste sábado, 24 de outubro, no jornal A Razão:

Fazer campanha de outros para prefeito. E centrar fogo no Legislativo (foto Arquivo)
Fazer campanha de outros para prefeito. E centrar fogo no Legislativo (foto Arquivo)

Garantir cadeira(s) na Câmara, ideia principal

Independente da atualização, pelo TSE, dos números de filiados, as mudanças serão pequenas, nos alistados aos partidos de Santa Maria. Assim, se percebe com clareza que o único time numericamente pequeno a ter candidato competitivo à Prefeitura é o PSB de Fabiano Pereira. Que, porém, já tem amarrada aliança com o PSD, e que o agranda na disputa.

Dito isto, há nos bastidores grande discussão dos chamados partidos médios. Eles têm como objetivo máximo conquistar ou manter cadeiras legislativas. As alianças em discussão têm em vista exatamente essa meta. Pode significar coligação direta para a Câmara ou apoio ao candidato majoritário, desde que com aliança na proporcional.

Mais cacife terá a sigla com maior horário de TV e, aí sim, militância aguerrida e disposta a carregar bandeira. Que partidos estão nessa condição? Todos os que têm ao menos 400 filiados. Menos que isso, os números não mentem, terão presença irrelevante.

VEREADOR QUER…

Pode até ser regimental, mas é, com todo o respeito, uma grande bobagem formar comissão especial na Câmara (poucos sabem, mas isso tem custo) para discutir projeto que abre a porteira das moções que, salvo as exceções (já contempladas pelo limite de 12 anuais por vereador) são apenas para bajular e nada mais.

…MAAAIS MOÇÕES

A proposta, que amplia a possibilidade das moções, é de Daniel Diniz. Que se contrapõe à regra atual, aprovada faz só dois anos, de João Kaus. Este, talvez, será o único voto contrário, após a perda de tempo e dinheiro do trabalho da tal comissão (formada por Diniz, Manoel Badke e Sandra Rebelato) chancelada na sessão de quinta-feira.

DISPUTA NUMÉRICA…

De pronto, que se diga: a cidade saiu ganhando no embate que, até por possuir mais bala na agulha, teve Valdeci Oliveira como vitorioso. Afinal, com o apoio de Paulo Pimenta e outro deputado petista, e após papo prévio com o prefeito Cezar Schirmer, arrecadou R$ 2,4 milhões em emendas parlamentares para unidades básicas de saúde pública.

…ENTRE PETISTA E EX

Enquanto isso, o ex-petista Fabiano Pereira obteve, via deputado do PSB com base eleitoral na região metropolitana, José Stédile, R$ 500 mil. A verba será destinada à Casa de Saúde, gerida pelas irmãs franciscanas da Sefas, que comprará, com o troco federal, mamógrafo digital e aparelho portátil de Raio X.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Até porque é besteira lançar um candidato a prefeito sem chances e não eleger vereador. Partido fica quatro anos sumido. Melhor concentrar recursos na CV.
    Valdeci, o inovador, como "vitorioso"? Verbas são federais! Emendas do Pimenta e do Dionilso Marcon. Os outros só querem faturar politicamente no trabalho dos outros para ganhar votos ano que vem. A menos que o Pimenta seja marionete do Valdeci, algo que não acredito.
    Além disto, emendas no orçamento são de execução obrigatória e, como ocorreram cortes de três bilhões e oitocentos milhões na saúde, foi determinado que a recomposição do percentual obrigatório deveria ser feito com emendas parlamentares.
    Feio é querer aparecer na foto junto com o Gringo. Só dando muita risada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo