Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna deste sábado, o tastaveio dos militantes do PP/SM. E os 2 grupos de pré-candidatos

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição deste sábado, 31 de outubro, no jornal A Razão:

Na convenção de maio, Farret se impôs com bastante facilidade. E agora? (foto Arquivo)
Na convenção de maio, Farret se impôs com bastante facilidade. E agora? (foto Arquivo)

Farret e o tastaveio da militância do PP

Os grupos em que se dividia o PP, antes da convenção de maio passado, eram dois. De um lado, os que pretendiam “oxigenar” a sigla, o que significava sair da tutela política do vice-prefeito José Farret. De outro, os que sempre defenderam o histórico líder.

Com o resultado da refrega, em que Farret consolidou posições, elegendo quem quis, para dirigir a sigla, aos seus detratores coube o silêncio – diante da inexistência de alternativas viáveis em outras siglas.

E agora, no momento em que o vice se encontra inelegível e, portanto, não concorre (exceto por improvável reviravolta jurídica), como fica? Os contrários seguem tastaveando. E se dividem, conforme um dirigente com trânsito entre os grupos, em três posições.

Quais? 1) há os que piscam para Jorge Pozzobom, do PSDB, 2) os que se dispõem a apoiar Marcelo Bisogno, do PDT; e 3) um grupo que simplesmente não sabe o que fazer. Como acabará a história? Isso ninguém sabe. Ainda.

OS DILEMAS DO…

Já tem gente no Diretório do PMDB descontente com o que considera “inércia” da Executiva (o que inclui, mas não o coloca sozinho, o presidente Cezar Gehm). Afinal, é gente que vê os adversários se mexendo e seu partido à espera de “sabe-se lá o quê”, como disse um militante ao colunista.

…PMDB JÁ ECOAM

O fato é que parte do PMDB começa a se dar conta da falência do seria a premissa instalada a partir do líder maior, Cezar Schirmer. Qual? O apoio ao vice José Farret, colocando um peemedebista na chapa e mantendo a defesa do atual governo. O problema é Farret está ficando pelo caminho. Plano B? Nunca existiu. Eis, aí, a raiz do descontentamento crescente.

OS ARTICULADOS…

Entre os principais pré-candidatos a prefeito, já é possível distinguir duas categorias. Uma a dos articulados. São os casos de Fabiano Pereira, PSB; Valdeci Oliveira, PT; e Jorge Pozzobom, PSDB. Buscam apoios em áreas afins, seja ideológica ou utilitária. Tendem a formar alianças com sentido facilmente identificável. Exemplo? PSB e PSD, hoje juntos no Estado.

…E OS QUE ESPERAM

Outra categoria é a dos que aguardam. Caso mais notório é o de Marcelo Bisogno, do PDT, cujos articuladores sonham com a adesão de PP e PMDB. Improvável? Há quem diga que já foi mais. Outro é Werner Rempel, PPL, que acredita ser possível cooptar grandões desgarrados. Pode ser. Pode.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. @brando
    ", eita paisinho atrasado e rastaquera"
    Tenha ATITUDE e troque de Pais (o forte Brasil), deves possuir Green Card., caso contrario na América do Sul, vários países aceitam A R.G como passaporte.

  2. Olhando de longe assim como não quer nada, idade média no PP deve ser uns sessenta e poucos anos. Como seria "oxigenar" a sigla, o pessoal de 70 anos daria mais espaço para o pessoal de 50?
    Problema do PMDB não é a inércia, problema do partido é se o atual governo é defensável.
    Os pré-candidatos citados pertencem a uma única categoria: MAIS DO MESMO. Muito provavelmente o futuro prefeito saia da lista apresentada, afinal, vida de gado, povo marcado, povo feliz. Daqui 20 anos votarão nos filhos deles para vereador.
    Não sem motivo, pessoal do comércio, da indústria e até analistas políticos não são muito afeitos a mudança. Causa incerteza, dá trabalho para se adaptar. Enfim, se está bom, para que mudar?
    P.S.: Nos Estados Unidos fazem debates com 16 candidatos, eita paisinho atrasado e rastaquera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo