Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna deste sábado, os dois idiomas que dividem o Rede, partido de Marina Silva em SM

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição deste sábado, 10  de outubro, no jornal A Razão:

Os ex-psolistas já até criaram uma página específica na rede social (foto Reprodução)
Os ex-psolistas já até criaram uma página específica na rede social (foto Reprodução)

Rede SM, com dois grupos e dois idiomas

Não se trata de avaliar quem é melhor. Só destacar que a prática é pra lá de diferente entre os dois grupos políticos que, sem combinar um com o outro, decidiram assumir em Santa Maria o recém-criado Rede Sustentabilidade.

Assim é que o “partido de Marina” nasce fraturado. E haverá a necessidade de um cirurgião da política para tornar a convivência minimamente solidária entre os militantes que chegaram do PSOL, Tiago Aires à frente; e do PT, liderados por Jorge Trindade, o Jorjão.

Até o momento, por exemplo, não houve sequer reunião formal entre as partes. Mas um “coletivo” deverá ser formado, segundo Aires, cujo time até já montou uma página no Feicebuqui. É um grupo, digamos, mais fogoso, o que reúne os ex-psolistas, diferente dos ex-petistas.

Palpite claudemiriano: qualquer hora chega alguém ligado diretamente a Marina para mediar. E até unir esse povo que, hoje, até prova em contrário, não fala o mesmo idioma.

“BENDITO” FERIADO

Militantes políticos festejam possibilidade de ampliar número de reuniões preparatórias pra 2016, com três dias “limpos” por conta do feriado da Padroeira do Brasil. Nem mesmo a chuvarada, que para alguns poderia parecer um complicador, vai atrapalhar. Há quem acredite, inclusive, que pode ajudar. Como assim?

E A FICHA CAIU

Habituais tesoureiros (ou angariadores, talvez o termo mais apropriado) de campanhas, enfim se deram conta que a lei mudou. E queimam as pestanas para descobrir de onde tirar recursos (só de pessoas físicas) para bancar a contenda de 2016. O consolo, como disse um ao colunista, é que não será fácil para ninguém. Ou para quase ninguém.

ACERTO ‘POR CIMA’

Fonte bastante próxima a Fabiano Pereira confirma o que já se intuía nos bastidores: a ideia do neossocialista é mesmo montar sua estratégia eleitoral a partir da união do PSB com uma série de siglas satélites, dos quais a mais vistosa é o PSD de José Cairoli e Danrlei, incluindo também o Pros e, claro, a Rede de Marina (e Jorjão). Tudo costurado com lideranças nacionais e estaduais.

ACERTO ‘POR CIMA’ (2)

A entrada de Tiago Aires e seu grupo psolista no Rede tornou-se um complicador para a estratégia do PSB, que preferia ver um aliado como Jorjão tomando conta do partido de Marina por aqui. Ainda assim, a avaliação inicial é que tudo poderá ser contornado. Será?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo