Política

SUÍÇA. Em nota, Eduardo Cunha nega possuir contas no exterior e diz que está “absolutamente tranquilo”

POR MAIQUEL ROSAURO

Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, está em uma situação delicada. O Ministério Público da Suíça afirma que o político realiza lavagem de dinheiro em contas bancárias daquele país. Cunha, por sua vez, divulgou uma nota em que nega as denúncias. Confira abaixo na matéria do G1.

Em nota, Cunha reitera depoimento dado à CPI e nega ter conta na Suíça

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), divulgou nesta sexta-feira (2) uma nota na qual rebate as suspeitas de que tenha contas bancárias secretas na Suíça. No comunicado, o peemedebista reiterou as declarações que deu em depoimento à CPI da Petrobras em março, quando negou manter contas no exterior.

A Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou na última quarta-feira (30) que o Ministério Público da Suíça enviou ao Brasil os autos de uma investigação sobre Cunha por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A apuração aponta a existência de contas bancárias em nome de Cunha e de parentes dele no país europeu. O volume de recursos encontrado é mantido em sigilo e foi bloqueado pelas autoridades suíças.

Na nota, porém, Cunha não diz textualmente que não possui contas no exterior. Ele escreve apenas que “reitera o teor do seu depoimento prestado a CPI da Petrobras de forma espontânea”.

Na ocasião em que foi à comissão, em março deste ano, o peemedebista foi questionado pelo deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) sobre a existência de contas na Suíça ou em algum paraíso fiscal. Cunha negou: “Não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no meu imposto de renda”, disse.

Cunha foi à CPI de forma voluntária assim que saiu a lista dos políticos investigados pela Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras. As investigações do Ministério Público suíço começaram em abril deste ano, segundo informou a PGR.
Em seu depoimento à comissão, ele garantiu que não possuía nenhuma conta bancária no exterior.

Na nota, Cunha diz ainda desconhecer o conteúdo dos fatos veiculados e afirma que não se pronunciará sobre o assunto sem ter acesso ao “conteúdo real” do que vem sendo divulgado. “Assim que tiver ciência, por meio de seus advogados, o presidente se manifestará”, diz a nota.

O presidente da Câmara alega ver com “muita estranheza” o que ele classifica de “divulgação seletiva de notícias” com o objetivo de constrangê-lo. O peemedebista reproduz ainda trechos de uma nota anterior que divulgou em agosto, data em que a Procuradoria Geral da República enviou denúncia contra ele ao Supremo Tribunal Federal (STF), em que afirma que as suspeitas contra ele são “patrocinadas pelo PT e pelo governo federal” e questiona o fato de não haver ainda nenhuma denúncia contra “membro do PT ou do governo, detentor de foro privilegiado”.

Ele conclui a nota dizendo que continua “absolutamente tranquilo” e faz seu trabalho com “lisura e independência”, “confiando plenamente na isenção e imparcialidade do Supremo Tribunal Federal”.

Desde que veio à tona a notícia de que as autoridades suíças haviam enviado ao Brasil as informações de que ele manteria contas naquele país europeu, Cunha vinha se recusando a responder se tem ou não conta no exterior. A divulgação da nota é a sua primeira manifestação sobre o caso.

CLIQUE AQUI e leia a matéria na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Eduardo Cunha está por baixo mesmo, só conseguiu emplacar o ministro de ciência e tecnologia. Deve ser porque não está conseguindo desviar a atenção dos verdadeiros problemas de maneira convincente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo