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TRAVESSIA URBANA. Avança a obra do primeiro dos 16 viadutos. Ele será colocado no Trevo do Castelinho

Obra que prepara o terreno para instalação dos pilares provocam lentidão no trânsito
Obra que prepara o terreno para instalação dos pilares provocam lentidão no trânsito

Por FABRÍCIO MINUSSI (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), na versão online do jornal A Razão

… A Empresa Sogel iniciou as obras de escavações no Trevo do Castelinho, no entroncamento da BR 158 com a RSC 509 (Faixa Feixa de Camobi). A intervenção serve para preparar o terreno com vistas à colocação dos pilares que irão sustentar um dos 16 viadutos previstos no projeto da Travessia Urbana de Santa Maria, que elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit). Segundo o órgão, ainda não há precisão para colocação da estrutura da travessia elevada no local.

Por isso os motoristas devem estar atentos às eventuais intervenções parciais no trânsito que são promovidas na medida em que os operários acessam a rodovia para descarregar materiais. Da mesma forma está sendo realizado o alargamento das pistas laterais, que servirão, justamente, para deslocar o fluxo de veículos no local, sem prejuízo ao trânsito e à obra.

Na manhã desta quarta-feira o tráfego de veículos ficou em meia pista no sentido Centro-Camobi, para que os operários pudessem avançar na abertura dos acessos. Da mesma forma, os motoristas que chegam à cidade pelo BR 158, por Itaara, podem experimentar momentos de lentidão no tráfego mas proximidades do Trevo do Castelinho. Isso também vale para que trafega em direção ao entroncamento, vindo da cidade pela Avenida Diácono João Luiz Pozzobon.

Já na BR 298 o Dnit alerta, também, para algumas situações de lentidão que podem ocorrer no trânsito, principalmente, devido às obras de ampliação do Trevo de Acesso à Faixa de Rosário do Sul (BR 158 com a Avenida Governador Walter Jobim, no Bairro Patronato). As intervenções no local também visam a preparação do terreno para a construção de outro viaduto, previsto no projeto da Travessia Urbana de Santa Maria.

A DUPLICAÇÃO DAS RODOVIAS FEDERAIS

– A conclusão da Travessia, orçada em R$ 309 milhões, está prevista para junho de 2017.

– Serão duplicados trechos das BRs 287 e 158.

– O total de extensão da obra será de 14,5km.

– A Travessia está dividida em dois lotes: o lote 2 com 9,4 quilômetros entre o trevo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e o Trevo da Uglione. Já o lote 1, que compreende um trecho de 5,1 quilômetros, vai do Trevo da Uglione até o Trevo do Castelinho.

– Está prevista a construção de 16 viadutos e três pontes, além de canteiros, calçadas e ruas laterais, visando melhorar o fluxo no trânsito e a segurança dos pedestres e motoristas.

– Uma das principais questões que poderá atrasar o andamento da obra é a desapropriação de casas e empresas que ocupam a faixa de domínio do DNIT ou por onde passará a obra. Essas questões deverão ser resolvidas na Justiça, por meio de acordos com os proprietários.”

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Um Comentário

  1. Essa obra não chega nem perto da passarela da Urlândia, gloriosamente feita nos oito anos do governo do meu tocaio bom!

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