ReligiãoSanta Maria

CIDADE. Milhares de pessoas, de todo o País e até de fora dele, aguardadas para a 72ª Romaria à Medianeira

Fieis de todos os lugares são aguardados para a Romaria da Padroeira do Rio Grande do Sul
Fieis de todos os lugares são aguardados para a Romaria da Padroeira do Rio Grande do Sul

Tudo começou lá pelos anos 30, do século passado. E, hoje, trata-se da maior concentração de fieis em todo o Rio Grande do Sul, com os devotos à padroeira do Estado, Nossa Senhora Medianeria tomando conta das ruas de Santa Maria.

Para saber mais do evento, inclusive sobre sua história, um excelente material foi publicado na edição de final de semana de A Razão. Vale  conferir a reportagem, com foto do arquivo do jornal. A seguir:

A fé que move os devotos da Mãe Medianeira

A Romaria de Nossa senhora da Medianeira chega a sua 72ª edição, consolidada como um dos principais eventos do calendário turístico e religioso do RS, movimentando comércio, serviços e outros segmentos da economia e, principalmente, a promoção da fé à Mãe Mediadora, intercessora de inúmeras graças. O momento será para pedir, agradecer e renovar a fé.

O reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, padre Ruben Natal Dotto, 65 anos, natural de Silveira Martins, desde 2013 no cargo, está ansioso pela chegada do domingo Para Dotto, que já tinha sido reitor de 1989 a 1991, “a Mãe Medianeira é uma intercessora de Jesus Cristo junto às necessidades fundamentais de pessoas”. O pároco também conta que são esperados cerca de 300 mil fiéis no domingo e explica o motivo: “Somos pessoas de fé, por isto um número tão grande de fiéis participa”.

Neste ano, a missa será celebrada por dom Darci José Nicioli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida (SP), junto com o arcebispo dom Hélio Rubert, da Arquidiocese de Santa Maria. Neste ano, o tema da Romaria é “Com Maria vivamos nossa vocação e missão” e o lema “Maria do sim, ensina-me a viver meu sim. Ó roga por mim, que eu seja fiel até o fim”.

Tocados pela graça

“Santa Maria abre seu coração e braços para acolher a todos. Que todos os romeiros se sintam bem acolhidos, amados e em casa. Trabalhamos e oramos para que todos sejam tocados por Jesus em sua graça e encontrem a alegria da esperança nesses tempos difíceis em que vivemos. Nesta Romaria acorrem milhares e milhares de romeiros de tantos lugares diferentes e distantes. É a Mãe que congrega seus filhos e filhas para o encontro com Jesus, com sua Palavra e sua Família”, celebrou o arcebispo dom Hélio Rubert.

História da devoção iniciou em 1928

A devoção a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças em Santa Maria, relata o padre Dotto, teve início 1928 pelo padre Ignácio Rafael Valle. Em maio de 1930, foi realizada a primeira festa da Medianeira em âmbito diocesano. Na ocasião foi inaugurado o quadro da Medianeira pintado por Ida Stafani, na época com 12 anos, e foi executado pela primeira vez o hino oficial, letra de autoria de dom Aquino Correa, arcebispo de Cuiabá, e música de padre Jorge Zanchi…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, INCLUSIVE SOBRE A ROMARIA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo