CongressoPolítica

SENADO. Alívio para as finanças do município. Isso, claro, se avançar ideia de aumentar repasses federais

Aumento dos repasses ao FPMHoje é assim: os municípios recebem (repartidos entre os 5 mil que existem no País, conforme critérios específicos) 23,5% do que é arrecadado em Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados, o famoso IPI. A proposta, que tem como autor o deputado federal cearense Danilo Forte (PMDB), amplia para 25,5%.

Parece pouca coisa. Mas não é. Tanto que a ideia tem o aval dos municípios, tão carentes de recursos. Vai passar? Bueno, aí é outra história. Mas, para saber a quantas anda a proposta (um substitutive a projeto original do paranaense Alfredo Kaefer, do PSDB, acompanhe material produzido pela Agência Câmara de Notícias. A reportagem é de Tiago Miranda. A seguir:

Relator propõe aumento de 23,5% para 25,5% no repasse ao FPM

O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) apresentou, nesta sexta-feira (13), seu relatório à comissão especial que analisa propostas de aumento dos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Pelo texto, o percentual da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destinado ao fundo passará de 23,5% para 25,5%. Esse é o valor defendido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Atualmente, a Constituição estabelece para os municípios o percentual de 22,5% do imposto de renda e do IPI, além de 1% entregue nos dez primeiros dias de dezembro, totalizando 23,5% de repasse ao FPM. Com a proposta, o primeiro percentual sobe para 24,5%.

O substitutivo de Forte à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 406/09, do deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), e a outras sete PECs apensadas limitou-se à elevação do percentual do FPM…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo