ColunaEsporte

É ESPORTE. Dia de Universitário Rugby, na UFSM. Mas há também vôlei, futebol, política e muito mais

Por GUILHERME KALSING

Time de Santa Maria recebe, na UFSM, os caxienses “Walkirians”, às 3 da tarde (foto Feicebuqui)
Time de Santa Maria recebe, na UFSM, os caxienses “Walkirians”, às 3 da tarde (foto Feicebuqui)

O Universitário Rugby Santa Maria (URSM), que alcançou recentemente a primeira divisão da modalidade no Estado, volta aos gramados para uma nova peleja e em outro torneio. Neste sábado, a equipe estreia pela Copa RS, recebendo às 15h, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) o Walkirians Rugby Clube, de Caxias do Sul, que foi o adversário derrotado pelo time santa-mariense na final da segunda divisão.

É ótimo e diferente programa para a população local. Dá para levar uma pipoca, um mate e prestigiar um dos esportes que mais vem crescendo no gosto e no número de praticantes dos brasileiros.  Não haverá o Haka, do time da Nova Zelândia, mas certamente os guerreiros do URSM vão lutar com todas as forças para parar o adversário.

GAÚCHOS NO VÔLEI

Enquanto o Rugby vem ganhando espaço, o voleibol apesar das inúmeras irregularidades na gestão da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), segue sendo uma grande preferência dos brasileiros. E a partir deste sábado inicia a Superliga, o campeonato brasileiro da modalidade no Masculino. O Rio Grande do Sul têm três representantes: Voleisul de Novo Hamburgo, Canoas, que leva o nome da cidade, e o Bento Vôlei.

O Voleisul estreia domingo, contra o Juiz de Fora, de Minas Gerais.  Na segunda-feira, o Canoas recebe o poderoso Sesi, com vários jogadores da Seleção Brasileira. Mas a parada mais dura está em Bento Gonçalves, com o time da casa recebendo apenas o atual campeão nacional e mundial, Sada Cruzeiro.  O vôlei gaúcho tem tradição e está em busca do renascimento no cenário nacional. Vale sempre a torcida.

FALANDO NISSO…

A Associação Voleibol Futuro (AVF) jogou na quinta-feira, 5, em casa contra UPF, de Passo Fundo, pela semifinal do Estadual Feminino e acabou ficando em desvantagem com a derrota por 3×0.  Agora na próxima semana terá que vencer o jogo pelo mesmo placar e ainda derrotar as adversárias em um set extra para chegar à decisão.

Independente dos resultados, é preciso ressaltar que esse é um dos poucos projetos que vem se sustentando ao longo dos anos em Santa Maria. Isso já merece os parabéns!

CUIDADO COM O EMPRESÁRIO

Roberto de Assis Moreira, ou simplesmente Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho e pivô de vários problemas principalmente com o Grêmio, está de volta na vida dos tricolores. Na sexta-feira, o jornal espanhol El Mundo Deportivo divulgou que o Real Madrid estaria de olho em Luan, atacante do Grêmio, considerando o jogador um “Novo  Neymar”. A surpresa é que Assis é quem seria o empresário. Portanto, todo o cuidado é pouco. O raio já caiu duas vezes no mesmo lugar e em se tratando de Assis, a terceira jamais pode ser descartada.

SEIS PONTOS NO GIGANTE

O Inter recebe a Ponte Preta, no Beira-Rio, neste sábado, pelo  Brasileiro. As duas equipes estão empatadas na classificação com 50 pontos e ainda sonham com G-4. Em termos técnicos e táticos, é inegável que os campinenses estão melhores que o Colorado. Porém, o retorno de D’Alessandro já fez o time de Argel crescer dentro de campo. Esse certamente será o ponto de desiquilíbrio da partida. Se o castelhano estiver em tarde/noite inspirada as coisas se tornam mais fáceis e o sonho da  Libertadores reacende, de novo a beira do Guaíba.

O LEÃO INDOMÁVEL

A tarefa do Grêmio, no domingo, às 19h30 é domar um leão, dentro do seu habitat, no caso o Sport, em Pernambuco, na Ilha do Retiro. O time do poeta Adriano Suassuna não perde em seus domínios há anos. Vale lembrar que o último grande que aterrissou por lá saiu com 4×1 nas costas, caso do Atlético/MG, até então candidato ao título. Por isso, todo o cuidado será pouco para os gremistas. Roger tem dúvidas, principalmente no setor ofensivo: Bobô, Everton e Pedro Rocha brigam por uma vaga.

Independente do escolhido, domar esse leão não será nenhum pouco fácil na tentativa de buscar o vice-campeonato do brasileirão.

TEVEZ, BOCA E POLÍTICA

Política e futebol sempre estiveram intimamente ligados, ainda mais em países da América do Sul. Uma dica para quem gosta de história é buscar a série de documentários da ESPN Brasil: “Memórias do Chumbo – O futebol nos tempos do Condor”.  A Argentina tem isso muito presente e um dos personagens atuais, no caso Carlito Tevez, que retornou ao Boca Juniors, sua casa, também na tentativa de um dirigente ser prefeito de Buenos Aires, em menos de uma semana levantou duas taças.

Primeiro, sem contestação alguma, foi o Campeonato Argentino. Já na quarta-feira, com erros terríveis de arbitragem, veio a Copa Argentina diante do Rosário Central.  Mas voltando em termos políticos. O ex-presidente do Boca, Maurício Macri , da oposição, conseguiu 34,5% dos votos válidos para a presidência e está no segundo turno, contra Daniel Scioli, apoiado pelo atual governo.

A questão é que Macri tem profunda ligação com Tevez e o jogador voltou a Argentina também para ser um cabo eleitoral de peso. Depois desses dois títulos, Macri certamente usará ainda mais Tevez para atrair votos da apaixonada torcida xeneize. Mais do que nunca, o futebol irá influenciar na política.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo