ColunaEsporte

É ESPORTE. Grande festa do futsal do Rio Grande e o santa-mariense do Galo Mineiro. Ah, e tem o Neneca

Por GUILHERME KALSING

Não poderia começar essa coluna sem citar o que, para mim, é o maior evento do final de semana neste rincão Rio Grande do Sul. No domingo, 13h, com transmissão da TV por assinatura, estará ocorrendo a final da Liga Nacional de Futsal (LNF), na sua vigésima edição. De um lado, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) contra a Intelli, de Orlândia, no interior de São Paulo.

Na ida, lá em Uberaba, o time gaúcho, intitulado laranja mecânica da Serra, venceu por 5×3 e com o empate no tempo normal fica com o pentacampeonato. Caso seja derrotado nos 40 minutos, ainda joga mais 10 minutos de prorrogação, outra vez pelo empate.

É um momento mágico para esse jornalista, com quatro anos de formação, estar no meio desse acontecimento. A cena que muitos viram no passado pela TV, de uma cidade pintada de laranja e preto  está sendo reescrita seis anos depois, já que desde 2009 o time não levanta a taça da competição nacional.

É o despertar do maior campeão do futsal nacional e quem sabe mundial de todos os tempos. Espero e torço muito para que o final seja feliz e que eu possa contar para os leitores deste espaço bastidores de uma conquista histórica da Laranja Mecânica da Serra. Fica o convite para domingo, 13h, todos acompanharem e torcerem para a ACBF.

Festa dos gaúchos no jogo de Uberaba. E agora? (foto Guilherme Kalsing)
Festa dos gaúchos no jogo de Uberaba. E agora? (foto Guilherme Kalsing)

DESBRAVADORES DA NATUREZA

Santa Maria tem neste final de semana a última etapa do Campeonato Municipal de Orientação. Um esporte em meio à natureza e que testa conhecimento geográfico e de localização dos participantes. Para muitos, ele é desconhecido, até por ter uma ligação militar, mas que já foi usado por grandes esportistas mundiais como um trabalho auxiliar na preparação para competições.

SAIU DA MESMICE

O Inter/SM anunciou no meio da semana a contratação de Neneca como técnico para a temporada 2016. Um nome que saiu da vala comum dos últimos tempos do futebol santa-mariense. Porém, nada mais é uma aposta da direção alvirrubra, assim como aconteceu com Ricardo Atollini, em 2015.

Espera-se tempo e paciência para que ele trabalhe. Porém, quem convive e conviveu bom tempo no meio da bola santa-mariense sabe que as duas palavras no início deste paragrafo não combinam muito.

Diogo Giacomini já pregou peças no Grêmio, na base. E agora? (foto Divulgação)
Diogo Giacomini já pregou peças no Grêmio, na base. E agora? (foto Divulgação)

SANTA-MARIENSE NO GALO CONTRA O GRÊMIO

Diogo Giacomini, filho do professor Luiz Celso Giacomini, estará na Arena, no domingo, dirigindo o Atlético/MG em jogo pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Ele irá substituir Levir Culpi, que pediu desligamento do clube.  Diogo, apesar da pouca idade, 36 anos, tem um grande destaque no meio das categorias de base. Por exemplo, no Palmeiras que não formava quase nenhum jogador, conseguiu colocar jogadores na vitrine.

Na base, Diogo já deixou o Grêmio pelo caminho em algumas competições. Será que domingo, em jogo que vale as esperanças tricolores de buscar a segunda colocação, a história irá se repetir? É só aguardar.

CHANCE COLORADA

Enfrentar o Fluminense, no Rio de Janeiro, seria um páreo duro para o Inter em condições normais. Só que a desmobilização carioca é tão grande e a motivação colorada é enorme após a vitória no Gre-Nal, que é obrigação do Inter passar por cima do tricolor das laranjeiras. Como cobrar futebol interessante do time de Argel é quase uma heresia, espera-se pelo menos que a vitória venha. Se isso acontecer, a Libertadores fica bem pertinho dos colorados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo